Volkswagen sofre ataques homofóbicos em redes sociais depois peça publicitária

Por redação

Novas peças publicitárias da trabalhador de carros Volkswagen geraram uma vaga de ataques homofóbicos em postagens da marca nas redes sociais. Apresentando o veículo Polo com um par homoafetivo em uma das peças e a bandeira do movimento LGBTQIA+ em outra, a marca recebeu comentários ofensivos nas redes sociais.

Em um dos textos publicitários, a marca pergunta: “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play.”

A peça é ilustrada com a foto de dois homens se olhando com o coche em segundo projecto.

As respostas homofóbicas seguem linhas parecidas, com questionamentos sobre “marketing recto” ou sobre a “lacração se sobrepor ao coche” e críticas ao marketing da empresa.

Alguns usuários falavam ainda em vender o coche da marca depois a propaganda inclusiva. Em nota, a Volkswagen afirma que “a variação enriquece, o reverência une” e por isso a marca “celebra a variação sexual e de identidade de gênero.”

A montadora afirma que as peças não fazem segmento de uma campanha específica, mas de uma série de posts de variação da marca. Ainda segundo a VW, postagens do tipo começaram em junho de 2021 com mais de 30 fotos divulgadas com esse tema.

A Volkswagen afirma ainda que comentários ofensivos e desrespeitosos são apagados das páginas.

Houve também quem apoiasse a marca e sua peça publicitária, com alguns ironizando os comentários negativos: “Quem quiser se desfazer de seu VW pode passar para mim”, disse um internauta. Outros criticaram os comentários homofóbicos.

Confira aquém uma das postagens da montadora.

 

Inferior, leia a nota da montadora na íntegra:

“A diferença enriquece, o reverência une. A Volkswagen do Brasil celebra a variação sexual e de identidade de gênero. Promover a Inconstância & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é prometer um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A Volkswagen lançou uma silabário de Inconstância & Inclusão para toda sua enxovia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas. Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o envolvente em que vivemos. Temos uma vez que responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.”



CNN Brasil

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