Novas peças publicitárias da trabalhador de carros Volkswagen geraram uma vaga de ataques homofóbicos em postagens da marca nas redes sociais. Apresentando o veículo Polo com um par homoafetivo em uma das peças e a bandeira do movimento LGBTQIA+ em outra, a marca recebeu comentários ofensivos nas redes sociais.
Em um dos textos publicitários, a marca pergunta: “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play.”
A peça é ilustrada com a foto de dois homens se olhando com o coche em segundo projecto.
As respostas homofóbicas seguem linhas parecidas, com questionamentos sobre “marketing recto” ou sobre a “lacração se sobrepor ao coche” e críticas ao marketing da empresa.
Alguns usuários falavam ainda em vender o coche da marca depois a propaganda inclusiva. Em nota, a Volkswagen afirma que “a variação enriquece, o reverência une” e por isso a marca “celebra a variação sexual e de identidade de gênero.”
A montadora afirma que as peças não fazem segmento de uma campanha específica, mas de uma série de posts de variação da marca. Ainda segundo a VW, postagens do tipo começaram em junho de 2021 com mais de 30 fotos divulgadas com esse tema.
A Volkswagen afirma ainda que comentários ofensivos e desrespeitosos são apagados das páginas.
Houve também quem apoiasse a marca e sua peça publicitária, com alguns ironizando os comentários negativos: “Quem quiser se desfazer de seu VW pode passar para mim”, disse um internauta. Outros criticaram os comentários homofóbicos.
Confira aquém uma das postagens da montadora.
Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play. #Polo #VWBrasil pic.twitter.com/I9SMv65tg2
— Volkswagen do Brasil (@vwbrasil) May 6, 2022
Inferior, leia a nota da montadora na íntegra:
“A diferença enriquece, o reverência une. A Volkswagen do Brasil celebra a variação sexual e de identidade de gênero. Promover a Inconstância & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é prometer um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A Volkswagen lançou uma silabário de Inconstância & Inclusão para toda sua enxovia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas. Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o envolvente em que vivemos. Temos uma vez que responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos. No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.”
Compartilhe: