Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Trabalho da Zoonoses resultou na captura de mais de 9 mil escorpiões de cemitérios no ano passado

Por redação

O Serviço de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou essa semana o balanço do trabalho de coleta de escorpiões no Cemitério da Saudade e no Cemitério da Paz ao longo do ano passado. Ao todo, foram retirados 9.214 animais peçonhentos de diversos tamanhos. Os filhotes são sacrificados e os adultos e jovens vivos são encaminhados ao Instituto Butantan para produção de soro.

A 1ª coleta de 2021 foi no dia 22 de março no Cemitério da Saudade e a última no dia 6 de dezembro, no mesmo local. Conforme explicou o veterinário da Zoonoses Rodrigo Bertini, os trabalhos serão retomados assim que o tempo chuvoso melhorar.

A ação tem como objetivo o controle de população desses animais peçonhentos que se proliferam nos túmulos para se alimentarem de baratas. O trabalho é feito sempre nos meses mais quentes do ano, quando os escorpiões saem mais de seus esconderijos. As equipes se dirigem aos cemitérios à noite e utilizando um tipo luz específica conseguem capturar os animais.

Esse trabalho da Zoonoses foi iniciado em 2014 e até agora já resultou na captura de 99.379 escorpiões

ABAIXO NÚMERO TOTAL DE ESCORPIÕES RETIRADOS/COLETADOS EM CEMITÉRIOS – ITAPIRA/SP

RELATORIO

FONTE: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PREFEITURA DE ITAPIRA

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também