Subiu para 18 o número de pessoas mortas na explosão no hotel de luxo Saratoga, no núcleo de Havana, capital de Cuba, nesta sexta-feira (6), segundo informou a televisão estatal do país.
De consonância com informações preliminares, uma gaiato e uma mulher prenhe estão entre os mortos.
A presidência cubana informou que 64 pessoas estão hospitalizadas, entre ela 14 menores de idade.
Datos preliminares ofrecidos en la reunión realizada en el Palacio de la Revolución, que estuvo dirigida por el Presidente @DiazCanelB y en la cual participaron, además, el Primer Ministro @MMarreroCruz, titulares de varias carteras y autoridades de La Habana. 👇👇👇👇 pic.twitter.com/N0vPMTEnOm
— Presidencia Cuba 🇨🇺 (@PresidenciaCuba) May 6, 2022
De consonância com uma publicação do perfil solene da Presidência de Cuba, o sistema de saúde em Havana está funcionando em sua totalidade para atender pelo menos 30 pessoas feridas em seguida o ocorrido.
O perfil ainda informou que o “trabalho de procura e resgate continua no hotel, onde as pessoas ainda podem estar presas [nos escombros]”.
A explosão, que balançou a capital cubana de Havana, destruiu a segmento frontal do hotel de luxo Saratoga.
As autoridades cubanas disseram que um vazamento de gás pode ser a motivo da explosão. “Tudo indica que a explosão foi causada por um acidente”, disse o gabinete presidencial cubano em um tuíte.
Imagens do sítio mostraram a frente destruída em pelo menos três andares do prédio ornamentado de estuque virente e branco. Nuvens de poeira e fumaça podiam ser vistas subindo em torno de detritos no solo.
Ônibus e carros foram vistos destruídos no lado de fora do hotel.
O perfil no Twitter da Presidência de Cuba mostrou que o presidente, Miguel Díaz-Canel, esteve no sítio da explosão. Diáz-Canel estava escoltado do primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, e do presidente da Parlamento de Cuba, Esteban Lazo.
O presidente cubano também visitou o hospital hospital Hermanos Ameijeras, para onde foram transferidas várias das vítimas.
“Investigações preliminares indicam que a explosão foi causada por um vazamento de gás. Haverá mais detalhes sobre isso em breve”, escreveu o perfil da presidência.
De consonância com Oppmann, o hotel – que é um dos mais populares da cidade – estava praticamente vazio por motivo da pandemia.
Ele fica próximo ao Capitólio de Havana, que foi sede do Congresso de Cuba até a revolução de 1959, e hoje em dia abriga a Liceu Cubana de Ciências e a Livraria Pátrio de Ciência e Tecnologia.
Segundo o site do Hotel Saratoga, localizado no núcleo histórico da capital cubana, o prédio possui 96 quartos, dois bares, dois restaurantes, um spa, uma liceu equipada e uma piscina no terraço.
(Publicada por Carolina Farias)
-
1 de 12
Uma grande explosão destruiu o Hotel Saratoga, em Havana (Cuba), nesta sexta-feira (6). Na imagem, o antes e depois da explosão
Crédito: Prensa Latina / Hotel Saratoga
-
2 de 12
Hotel explodiu em Havana, Cuba, nesta sexta-feira (6) e deixou 19 feridos, de consonância com levantamento da Presidência de Cuba até o momento
Crédito: Patrick Oppmann/CNN
-
3 de 12
Pelo menos três andares do prédio foram destruídos pela explosão
Crédito: Alexandre Meneghini/REUTERS
-
4 de 12
Carros estacionados em frente ao prédio foram danificados
Crédito: Reprodução/CNN -
5 de 12
De consonância com a presidência de Cuba, investigações preliminares indicam que a motivo provável da explosão é relacionada a gás
Crédito: Patrick Oppmann/CNN
-
6 de 12
Polícia e bombeiros de Havana procuram vítimas
Crédito: Fidel Gutiérrez/CNN
-
7 de 12
Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, escoltado do primeiro-ministro, Manuel Marrero Cruz, estiveram no sítio em seguida a explosão
Crédito: Presidência de Cuba
-
8 de 12
Nesta imagem, o Hotel Saratoga antes da explosão. O sítio é considerado de luxo e as diárias podem custar mais de R$ 7 milénio
Crédito: Hotel Saratoga
-
9 de 12
Frontaria do Hotel Saratoga, antes da explosão
Crédito: Hotel Saratoga -
10 de 12
Imagens mostram o interno de um dos banheiros dos quartos luxuosos antes da explosão
Crédito: Hotel Saratoga
-
11 de 12
De consonância com correspondente da CNN, hotel estava praticamente vazio por conta da pandemia da Covid-19. Na imagem, a piscina que fica na cobertura
Crédito: Hotel Saratoga
-
12 de 12
Explosão ocorreu no núcleo de Havana durante a sexta-feira (6)
Crédito: