Terça, 21 Setembro, 2021
Regional

SAMA visita e faz plantio em nascente do Braz Cavenaghi

Autor: Redação
Data: 1 de setembro de 2021

Na última sexta-feira, 13, servidores da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) de Itapira, integrantes da Diretoria de Meio Ambiente de Lindóia e integrantes da sociedade civil fizeram uma visita monitorada na Nascente Municipal Modelo localizada numa área pública no bairro Braz Cavenaghi.

Foram plantadas 30 mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica no entorno dessa nascente, favorecendo a reconstituição de sua área de preservação permanente.

A atividade foi coordenada pelo diretor e biólogo da SAMA Anderson Martelli, que falou da importância da vegetação deste local, que é composto por um fragmento de mata preservado. Ele também explanou brevemente sobre a legislação de proteção das nascentes e de como algumas más atitudes das pessoas afetam diretamente a área e sua biodiversidade.

A classificação dessa nascente como modelo para o município foi formalizada pela Resolução COMDEMA 02/2018, destinando ao lazer da população residente, visitação de estudantes e interessados e serve como instrumento de educação ambiental para alunos da rede pública e privada por conter em seu interior uma nascente que dá origem a um corpo d’agua, afluente do Ribeirão da Penha.

O secretário José Aparecido Perentel Rostirola participou da ação e observou a boa interação dos participantes, ponto essencial para que eles tornem-se, junto a seus familiares e amigos, multiplicadores dos conteúdos discutidos durante a visita. “É preciso sonhar com um futuro melhor e mais justo, no qual a Educação Ambiental seja uma realidade para todos e esse espaço ser um convite à participação social engajada e articulada em prol da preservação do meio ambiente”, afirmou.

FONTE: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PREFEITURA DE ITAPIRA SP