Terça, 21 Setembro, 2021
Regional

SAAE inicia desassoreamento do Ribeirão da Penha

Autor: Redação
Data: 12 de setembro de 2021

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira iniciou no dia 1° de setembro o desassoreamento do Ribeirão da Penha através do sistema de dragagem. O procedimento acontece através de escavação que ajuda a retirar a areia, lodo e outros sedimentos do fundo dos rios, melhorando o escoamentoS da água. O serviço faz parte de um pacote de medidas que o SAAE vem tomando para evitar uma possível crise hídrica com a falta de chuvas.

“Para a realização desse trabalho foi necessário obter licença de intervenção no Ribeirão junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Somente após essa autorização é que iniciamos essa melhoria”, disse o Presidente do SAAE Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

O desassoreamento será executado em uma extensão de 1.500 metros a contar da Estação de Captação localizada na Avenida dos Italianos e é realizado pela empresa Qualy Jet Locações e Serviços Ltda. A previsão é que o trabalho seja concluído em aproximadamente 150 dias.

O Ribeirão da Penha vem mantendo um volume estável e sendo monitorado diariamente pelo SAAE e está descartada no momento a necessidade de racionamento, mas é importante que a população faça uso consciente e racional da água.

FONTE: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PREFEITURA DE ITAPIRA