Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Russos sofrem perdas em novidade ofensiva contra Sloviansk, dizem militares ucranianos

Por redação

Os militares ucranianos relataram mais um dia de intensos combates na região de Donetsk, mormente nas proximidades do setentrião da cidade-chave de Sloviansk.

O Estado-Maior das Forças Armadas não reconheceu a perda de nenhum território, mas disse que as tropas russas retomaram sua ofensiva perto de Sviatohirsk, muro de 20 quilômetros ao setentrião de Sloviansk, e sofreram perdas. Ele disse que houve mais ataques aéreos contra Sloviansk. A cidade está localizada a mais de 480 km a leste da capital Kyiv.

Mais a leste, o Estado-Maior disse que as forças russas tentaram invadir dois distritos (Bilohorivka e Mykolaivka), que, se perdidos pelos ucranianos, colocariam a cidade de Severodonetsk em risco de cerco.

“O inimigo sofreu perdas significativas em mão de obra e equipamentos”, disseram os militares.

As autoridades locais relataram que a cidade de Bakhmut – um eixo meão na resguardo da Ucrânia de Donetsk e Luhansk – foi bombardeada novamente. Uma fábrica de máquinas agrícolas foi incendiada, disseram eles.

Os combates no sul continuam, com o território mudando de mãos desde que uma contra-ofensiva ucraniana começou há uma semana.

O Estado-Maior disse que os russos estavam realizando uma ofensiva na extensão de Bila Krynytsia, no setentrião da região de Kherson, província recentemente retomado pelas forças ucranianas. O encarregado da governo militar regional, Oleksandr Vilkul, disse que as unidades russas “recuaram para posições anteriormente ocupadas”.

Um silo de armazenamento de grãos foi destruído na cidade de Mykolaiv, segundo imagens da extensão geolocalizada pela CNN. O Comando Operacional Sul das forças ucranianas disse que “da direção do Mar Preto e do território da Rússia, a costa do Mar Preto da região de Mykolaiv, portos e celeiros foram atacados por mísseis de cruzeiro aéreos”.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também