O Ministério da Resguardo da Rússia divulgou nesta quinta-feira (9) imagens de navios russos realizando o que a pasta nomeou de “exercícios operacionais planejados” no Mar Báltico, perto da região de Kaliningrado.
Em nota, o ministério diz que os navios de sua frota do Báltico “realizarão tarefas de treinamento para a resguardo das rotas marítimas e bases da frota”. Segundo o enviado, os grupos deixaram suas bases e se desdobraram em agrupamentos de frotas em “áreas designadas”.
A pasta relata que 60 navios e 40 aeronaves participam das manobras que também ocorrerão em campos de treinamento no enclave russo de Kaliningrado.
Tensão com a Otan
Os exercícios da marinha russa acontecem ao mesmo tempo em que a Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (Otan) conduz a Baltops 22, que vai de de 5 a 17 de junho, na região do Báltico.
De negócio com enviado da OTAN, os exercícios contam com a participação dos 14 aliados da Otan, além da Suécia e da Finlândia.
A tensão entre a Rússia e a Otan aumentou depois que depois que a Suécia e a Finlândia enviaram suas ofertas para se juntar à confederação liderada pelos EUA em resposta à invasão da Ucrânia.
Se as adesões forem aprovadas, a Rússia se tornará o único país no Mar Báltico que não faz secção da organização.
Compartilhe: