Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Rússia organiza exercícios militares no Mar Báltico em meio a tensão com Otan

Por redação

 

O Ministério da Resguardo da Rússia divulgou nesta quinta-feira (9) imagens de navios russos realizando o que a pasta nomeou de “exercícios operacionais planejados” no Mar Báltico, perto da região de Kaliningrado.

Em nota, o ministério diz que os navios de sua frota do Báltico “realizarão tarefas de treinamento para a resguardo das rotas marítimas e bases da frota”. Segundo o enviado, os grupos deixaram suas bases e se desdobraram em agrupamentos de frotas em “áreas designadas”.

A pasta relata que 60 navios e 40 aeronaves participam das manobras que também ocorrerão em campos de treinamento no enclave russo de Kaliningrado.

Tensão com a Otan

Os exercícios da marinha russa acontecem ao mesmo tempo em que a Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (Otan) conduz a Baltops 22, que vai de de 5 a 17 de junho, na região do Báltico.

De negócio com enviado da OTAN, os exercícios contam com a participação dos 14 aliados da Otan, além da Suécia e da Finlândia.

A tensão entre a Rússia e a Otan aumentou depois que depois que a Suécia e a Finlândia enviaram suas ofertas para se juntar à confederação liderada pelos EUA em resposta à invasão da Ucrânia.

Se as adesões forem aprovadas, a Rússia se tornará o único país no Mar Báltico que não faz secção da organização.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também