Quinta, 23 Setembro, 2021
Regional

Reforma do telhado da Igreja do Salto é iniciada

Autor: Redação
Data: 27 de agosto de 2021

Foi iniciada na última segunda-feira, 23, a reforma do telhado da Igreja do Salto, localizada na estrada rural Eleutério x Itapirinha. O prefeito Toninho Bellini e o Secretário de Cultura e Turismo César Ricardo Lupinacci acompanharam o início do trabalho. “Esse é um local que tem chamado muito a atenção de turistas e dos próprios itapirenses por sua característica peculiar de ruínas. Desde o início do ano estávamos em estudo para iniciar essa reforma, pois toda a estrutura apresentava danos e queremos preservá-la”, disse o Prefeito Toninho Bellini.

A reforma está sendo executada pelos servidores da Secretaria de Obras que em maio deste ano participaram de treinamento da NR 35, que estabelece requisitos mínimos de proteção, planejamento, organização e execução para trabalhos em altura. Apesar da obra, não há nenhuma interdição no local.

Os estudos para a reforma da igrejinha, que é um dos principais pontos turísticos do município e está inserida na Rota 32, foram iniciados em março. A primeira fase da obra contempla troca de todo o telhado, que apresentava danos estruturais. Serão substituídos o madeiramento, telhas, calhas e condutores.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, essa primeira etapa deve ser concluída em aproximadamente 30 dias. Depois, junto com as secretarias de Planejamento e Obras, serão feitos estudos para outras fases. “Nossa preocupação é de melhorar toda a estrutura, mas manter todas as características de ruínas que a igreja tem porque é isso que mais chama a atenção no local”, afirmou Lupinacci.

FONTE: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PREFEITURA DE ITAPIRA