Putin diz que sanções contra a Rússia estão “provocando” crise global

Por redação

As sanções impostas à Rússia pelo Poente estão “provocando” uma crise global, disse o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira (12), durante uma reunião sobre questões econômicas.

“Seus autores, guiados por ambições políticas míopes e infladas, a russofobia, atingiram em maior medida seus próprios interesses nacionais, suas próprias economias, o bem-estar de seus cidadãos. Vemos isso, em primeiro lugar, em um aumento acentuado da inflação na Europa”, disse Putin.

De conformidade com o líder russo, a prolongamento da “preocupação por sanções” do Poente inevitavelmente levará às “consequências mais difíceis e intratáveis” para a União Europeia, muito uma vez que para os países mais pobres do mundo.

“A culpa por isso é inteiramente das elites dos países ocidentais, que estão prontas para sacrificar o resto do mundo para manter seu domínio global”, disse ele.

Putin acrescentou que a Rússia está lidando com desafios externos provocados pelas sanções ocidentais e que a inflação no país está desacelerando.

“O aumento semanal dos preços já caiu para 0,1% – isso já está próximo da taxa de desenvolvimento semanal que corresponde à meta de inflação do Banco da Rússia”, disse ele.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também