Presidente da Ucrânia participa de reunião do G7 neste domingo (8)

Por redação

Os líderes do G7 realizam, neste domingo (8), uma videoconferência com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Na sexta-feira (6), a porta-voz do governo teutónico, Christiane Hoffmann, havia antecipado a informação do encontro.

“O chanceler teutónico, Olaf Scholz, realizará a terceira videoconferência desde o início do ano com seus parceiros do G7”, disse Hoffmann a repórteres em uma coletiva de prensa em Berlim.

Aliás, a porta-voz continuou dizendo que 8 de maio é uma “data histórica que marca o termo da Segunda Guerra Mundial na Europa”.

“Ele falará de questões atuais, particularmente da situação na Ucrânia. O presidente ucraniano Zelensky participará e informará sobre a situação atual em seu país”, disse a porta-voz.

O chanceler teutónico também fará um exposição televisionado à região alemã na noite de 8 de maio, disse Hoffmann, acrescentando que a data tem um significado privativo oriente ano, pois os dois países que já foram vítimas da Alemanha nazista estão agora em guerra um com o outro.

O grupo foi criado em 1975 e reúne os países mais industrializados. A Rússia também foi membro do G7, até ser expulsa em 2014 por invadir e apensar a península ucraniana da Crimeia. Atualmente, fazem segmento do grupo Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unificado, Itália e Japão.

Atualmente, a Alemanha ocupa a presidência do G7.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também