Premiado Lasai em novidade versão: agora a moradia atende só 8 clientes por noite

Por redação

Um dos mais festejados chefs do país, Rafael Costa e Silva resolveu levar a máxima “menos é mais” ao pé da letra. Para surpresa de muitos, decidiu mudar o premiado Lasai de endereço – o restaurante é possessor de uma estrela Michelin e número 22 no ranking “Latin America’s 50 Best Restaurants”.

O restaurante deixou o sobrado em Botafogo onde funcionava desde 2014, com 40 lugares, e se transferiu para um espaço (beeem!) mais intimista, no simpático Largo dos Leões, em Humaitá, a uma quadra da antiga sede no Rio de Janeiro.

CNN Viagem & Gastronomia foi saber a novidade em primeira mão, que abriu ao público no início de abril. Neste Lasai em versão pocket, o chef e sua afinada equipe cozinham somente no jantar para exclusivos 8 clientes, que se acomodam num elegante e espaçoso balcão com vista para a cozinha – com equipamentos de subida performance da marca alemã Miele.

Chef Rafael Costa e Silva em ação no novo Lasai / Fabio Wright

Ali, Rafa Costa e Silva e sua mulher, a americana de família mexicana Malena Cardiel, prometem manter a risca de cozinha contemporânea que deu nomeada à moradia. Oferecem somente menus-degustação de 12 a 14 tempos (R$ 725 por pessoa) mediante suplente e pagamento antecipado.

Na visitante realizada foi servida uma modelo do que o público irá encontrar nesta novidade temporada do Lasai.

Seguindo uma tendência mundial adotada pelos grandes chefs, os vegetais são protagonistas ou coprotagonistas da maioria das receitas, dos snacks à sobremesa.

Despensa lombo curada do novo Lasai / Fabio Wright

Entre as delícias provadas estão a ostra de Santa Catarina com mel, rabanete e o peculiar limão-caviar; a trouxinha de uni (ovas de ouriço-do-mar) e pasta de grão-de-bico; e o frágil crocante de mandioca servido com azedinha e quiabo.

Também fizeram bonito o flan salso de alho-poró e vôngole e o lagostim escoltado por lâminas de palmito, leite de coco granjeiro e grãos de ervilha-torta.

O chef carioca também capricha nas carnes curadas na moradia, caso da despensa lombo e do ribeye (filé de costela) com dry aged de 35 dias servido com molho de folha de mostarda, folha de couve e jerimu caramelizada.

As sobremesas provadas no dia – leves, refrescantes e dulçor calculado – surpreenderam o paladar. É o caso do flan de iogurte e mel de mandaçaia resguardado por granita de gengibre e, ainda melhor, as texturas de caqui em arrebatadora simetria com creme de cumaru e sorvete de acerola.

As reservas para abril já estão esgotadas, mas até o fechamento desta pilastra ainda havia vagas para as primeiras semanas de maio.

Largo dos Leões, 35, Humaitá, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3449-1834/54 / Horário de funcionamento: terça a sábado, a partir das 20h. www.lasai.com.br

Jornalista paulistano que transita semanalmente entre São Paulo e Rio, já escreveu sobre gastronomia para grandes veículos, uma vez que Veja São Paulo, O Estado de S. Paulo e Estação São Paulo. Nos últimos dez anos, visitou dezoito países em procura de bons lugares para manducar, tomar, badalar e exercitar a boemia. Compartilha também suas descobertas no site e Instagram Taste and Fly.



Brasil61

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também