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Premência de ensino socioambiental nas escolas é urgente, diz professor

Por redação

 

O escola estadual Leoncio Correia, em Curitiba, desenvolve desde 2020 um projeto de ensino socioambiental, sob o comando do educador ambiental Gabriel Sorrentino.

Em entrevista à CNN Rádio, ele defende que “há leis e decretos que existem, mas não são implantados” nas escolas. “Cá no Paraná foi revalidado o Programa Estadual de Instrução Ambiental, e acredito que possamos acredito que possamos dar mais um passo na construção de escolas e sociedades sustentáveis.”

Mesmo assim, o professor acredita que “é preciso mais investimento ou vontade política”: “A gente precisa de políticas públicas eficientes para que esse tema seja trabalhado.”

Na avaliação de Sorrentino, o trabalho com estudantes é o que “dá mais retorno”: “É mais difícil promover questões de sustentabilidade com outros atores da escola, uma vez que professores e funcionários do que com as crianças.”

“Tenho esperança de que essa geração consiga contratar a saudação disso. Acredito que é um tema que temos eu encarar uma vez que sociedade, é urgente e temos que unir esforços por que a crise está aí e afeta em universal as pessoas mais vulneráveis.”

No Paraná, ele afirmou que há avanços na construção de cidade sustentável, políticas estaduais e lavoura urbana.

“Cá na escola tem projeto de ensino ambiental vencedor de um projeto da ONU, recebemos financiamento para caminhar nisso, queremos que a escola seja núcleo irradiador de conhecimento.”

A escola Leoncio Correia tem uma conta no Instagram @cultivandosaberes para mostrar o projeto de ensino ambiental.

 



CNN Brasil

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