Em debate realizado pela CNN nesta sexta-feira (13), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) e o deputado federalista Fausto Pinato (PP-SP) discutiram o embate entre os poderes Executivo e Judiciário acerca do decreto editado pelo governo federalista que reduz o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
“Nós fomos ao Judiciário detrás da garantia desses direitos constitucionais para preservar o protótipo que emprega, hoje, 103 milénio pessoas”, defendeu o senador Valério.
Atendendo a uma ação da Rede Sustentabilidade, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), suspendeu trechos do decreto que incluíam a Zona Franca de Manaus (ZFM) – um polo industrial do país.
“A Zona Franca está, simplesmente, sendo assegurada o seu recta de competitividade”, defendeu o senador.
Já na avaliação do deputado federalista Fausto Pinato, “muito embora a gente tenha que tutelar a Zona Franca, o estado de Manaus, nós também não podemos, de certa forma, ajudar alguns segmentos de uma empresa e fechando as outras empresas de outro estado.
Assista à íntegra do debate no vídeo supra.
Compartilhe: