Você está aqui
Início > Entretenimento > Kenneth Arrow, mais jovem vencedor do Nobel, morre na Califórnia

Kenneth Arrow, mais jovem vencedor do Nobel, morre na Califórnia

Kenneth Arrow, mais jovem vencedor do Nobel, morre aos 95 anos, na Califórnia

Kenneth Arrow, um dos maiores economistas do século XX, morreu nesta terça-feira aos 95 anos em sua casa em Palo Alto, na Califórnia.

Ele recebeu o prêmio Nobel em 1972, aos 51 anos, junto com o economista britânico John R. Hicks. Até hoje, Arrow segue como a pessoa mais jovem a receber o prêmio.

Seu maior impacto nas ciências sociais foi o teorema da impossibilidade, que mostrou como todos os modelos de votação com mais de dois candidatos são por definição arbitrários, incapazes de refletir as preferências da sociedade, e que sempre violam algum critério de justiça.

Seu foco era a questão da informação como uma variável econômica. Arrow pode ser considerado um liberal (criou um modelo de equilíbrio geral dos mercados que se tornou referência), mas sem rigidez ideológica:

“A ideia de que o mercado poderia resolver todos os problemas me parece patentemente falsa com base em argumentos plenamente neoclássicos. De um ponto de vista de política pública, minha atitude (‘ideologia’ parece um termo muito pomposo) é essencialmente de análise de custo-benefício. Medidas estatais podem e frequentemente são úteis, mas seus resultados precisam ser comparados com a alternativa. Nenhum simples slogan pode dar respostas úteis”, disse para um um perfil ideológico escrito por Daniel Klein para o Econ Journal Watch.

Com um componente matemático forte, Arrow se debruçou na aplicação de métodos econômicos sobre problemas sociais e na análise de falhas em mercados específicos, como o de saúde.

Publicou sobre a economia de remédios contra a malária, discriminação racial, mudanças climáticas e muitos outros temas.

“Se o prêmio Nobel em Economia fosse dado por conquistas específicas, e um indivíduo pudesse ganhar repetidamente, Arrow certamente teria vários”, diz o texto de Klein.

Um estudo de 2009 verificou que Arrow é o vencedor mais citado nas palestras que os vencedores seguintes deram ao receber o prêmio.

Cinco alunos seus também acabariam vencendo o Nobel, entre eles Joseph Stiglitz e Eric Maskin.

Arrow nasceu em Nova York de pais imigrantes romenos judeus, serviu no Exército durante a Segunda Guerra Mundial e passou a maior parte da sua carreira acadêmica na Universidade de Stanford, com passagem por Harvard entre 1968 e 1979.

Sua morte foi confirmada pelo filho David, e ele também deixa outro filho, Andrew. Sua esposa Selma Schweitzer, com quem havia casado em 1947, morreu em 2015.

A irmã de Arrow era casada com Robert Summers, que morreu em 2012. Robert era irmão de Paul Samuelson, o primeiro americano a vencer o Nobel de Economia, e pai de Lawrence Summers, diretor do Conselho Econômico da Casa Branca no governo Obama.

 

Fonte:http://exame.abril.com.br/economia/kenneth-arrow-mais-jovem-vencedor-do-nobel-morre-na-california/

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: