Novas imagens de satélite mostram que um cargueiro russo referto de grãos supostamente roubados de fazendas ucranianas chegou ao porto sírio de Latakia – sua segunda viagem em quatro semanas.
As novas imagens – fornecidas pela Maxar Technologies – mostram o graneleiro Matros Pozynich em Latakia em 27 de maio.
É um dos três navios que carregam grãos no porto da Crimeia de Sebastopol desde a invasão russa da Ucrânia. O navio foi visto pela última vez em Sebastopol, no dia 19 de maio, e posteriormente rastreado transitando pelo estreito de Bósforo e ao Sul ao longo da costa turca. Estima-se que o navio possa transportar muro de 30 milénio toneladas de grãos.
O navio irmão do Matros Pozynich também carregou grãos em Sevastopol nas últimas duas semanas.
Contexto
A CNN informou anteriormente que comboios de caminhões foram vistos transportando grãos de fazendas e silos no Sul da Ucrânia para a Crimeia. As autoridades ucranianas estimaram no início deste mês que as forças russas em áreas ocupadas haviam apreendido mais de 400 milénio toneladas de grãos.
Os roubos de grãos estão ameaçando a colheita deste ano na Ucrânia – que é um dos países produtores de grãos mais importantes do mundo.
Para a Rússia, o grão é uma commodity sedutor. O preço do trigo é de muro de US$ 400 a tonelada nos mercados mundiais e subiu acentuadamente oriente ano.
Compartilhe: