O pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) declarou, nesta quinta-feira (26), em entrevista à CNN, que a termo desistência não existe em seu léxico, se referindo uma verosímil saída da corrida ao Palácio do Planalto para beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a lucrar no primeiro vez.
“Eu iria preceder a graduação de zero a dez perguntando se você tem um léxico para entender essa termo que você acabou de falar. Eu não sei que termo é essa, não está no meu léxico”, afirmou Ciro sobre desistir.
Na pesquisa Datafolha divulgada hoje, Lula aparece com 48% das intenções de votos, contra 27% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A seguir, Ciro surge com 7%.
“Eu não candidato porque é fácil, porque sou predilecto, porque tenho estrada folgada para ser o grande ungido das massas brasileiras. Não, eu tenho naturalidade, piso no solo com muita paciência, parcimônia e humildade. Eu sei muito muito que a estrada que está pela frente é muito dura, muito difícil.”
Mas eu sou candidato porque é necessário.
Ciro Gomes
De concórdia com o ex-governador do Ceará, a solução do pleito no primeiro vez em uma disputa de narrativas contra Comunismo e Fascismo, leva a uma discussão dos anos 1930.
Enunciação sobre eleitores de Bolsonaro serem nazistas
Na manhã desta quarta-feira, Ciro Gomes alegou durante fala à rádio CBN de Campinas que o eleitorado brasílico é constituído por até 15% de “nazistas” e “fascistas”. O pedetista respondia a uma pergunta sobre o espeque de parcela significativa da população a Bolsonaro.
Esclarecendo a informação à CNN nesta noite, Ciro disse que foi mal interpretado pelo jornalista que o entrevistava, mas voltou a refirmar que “portanto, tem no Brasil, infelizmente, 10%, 12%, até 15% que se identificam com Bolsonaro porque são homofóbicos, porque são meio nazistas mesmo.”
“O Brasil tem hoje, porquê no mundo, 10%, 12%, 15%, de eleitores que se identificam com Bolsonaro. E falei por quais ângulos: o caráter anticientífico, tem 13% do eleitorado brasílico que perguntado especificamente é terraplanista. Porquê tem grupos neonazistas, milicianos do Rio de Janeiro. Com quem eles estão? Estão com Bolsonaro. Sabe o que quero para essa gente? Meter eles na ergástulo. Não quero o voto dessa gente”, disse.
“Eu não quero conciliar com todo mundo, eu quero mudar o Brasil. Eu não chamei os eleitores de Bolsonaro senão de meus irmãos queridos e respeitados brasileiros que foram enganados por ele. Mas eu admito e reconheço, porque essa é uma certeza que eu não vou fugir dela, eu não sou candidato a demagogo, demagogo da estação é o Lula.”
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022
-
1 de 12
Jair Bolsonaro, atual presidente da República, se filiou em 30 de novembro de 2021 ao Partido Liberal (PL) e deve concorrer à reeleição. Veja outros possíveis candidatos a presidente em 2022
Crédito: Alan Santos/PR
-
2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO
-
3 de 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Herdade e da Integração Vernáculo, pré-candidato a presidente pelo PDT
Crédito: LUCAS MARTINS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
-
4 de 12
Simone Tebet cumpre o primeiro procuração porquê senadora por Mato Grosso do Sul e foi anunciada porquê a pré-candidata do MDB ao Planalto
Crédito: Jefferson Rudy/Filial Senado
-
5 de 12
Luciano Bivar é presidente do União Brasil e foi anunciado porquê pré-candidato do partido à Presidência; deputado federalista já comandava o PSL antes da fusão com o DEM
Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
-
6 de 12
Luiz Felipe d’Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
-
7 de 12
André Janones, atualmente é deputado federalista por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante
Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Natividade: Filial Câmara de Notícias
-
8 de 12
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Divulgação/Facebook Eymael
-
9 de 12
Vera Lúcia é a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação
-
10 de 12
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pelo Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021
-
11 de 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência
Crédito: Divulgação
-
12 de 12
Pablo Marçal, pré-candidato pelo Pros. Ele é empresário e se filiou ao partido no termo de março deste ano
Crédito: Divugação