Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Museu Vernáculo comemora 204 anos com pedido de ajuda para captação de recursos

Por redação

A reconstrução do Museu Vernáculo esbarra em algumas questões, a maior delas: financeira. O projeto está estimado em 380 milhões de reais. Murado de 65% do valor foi captado, o equivalente a R$ 245 milhões.

Desde o incêndio em 2018, o museu vem buscando parcerias para captação de recursos. Uma delas veio do governo da Alemanha com investimento de um milhão de euros.

As obras foram iniciadas em 2020. Fachadas e telhados estão sendo reconstruídos. Segundo o diretor da instituição, Alexander Kellner, pelo menos 30 % do conjunto 1 foi feito e muro de 5 % do projeto totalidade.

O palácio tem 4 blocos e os projetos estão sendo feitos por conjunto de convénio com aprovação.

A instituição conta com a chegada de novas parcerias privadas e públicas, nacionais e internacionais para conseguir o totalidade do orçamento descrito.

Por conta das questões financeiras e da pandemia, um novo cronograma foi apresentado. A reabertura do museu, antes prevista para 2026, deve ocorrer no primeiro semestre de 2027.

Das 20 milhões de peças que o instituto tinha, 85 % foram perdidas no incêndio de 2 de setembro de 2018. A previsão para reformas em 2022 conta com entrega parcial das obras de fachadas e coberturas do conjunto 1.

Para 2023 entrega da obra de reforma e ampliação da livraria meão, além das obras no Campus de Pesquisa e Ensino. A previsão entre 2024 a 2027 é de entregar as fachadas e coberturas dos conjunto 2, 3 e 4 até a reabertura totalidade.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também