Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Mercado de ações dos EUA poderá ver uma grande mudança em seu funcionamento

Por redação

A sucursal que supervisiona Wall Street está avaliando grandes mudanças na forma porquê milhões de investidores comuns compram e vendem ações.

Isso pode ser uma má notícia para os chamados aplicativos de transacção livre, porquê Robinhood, muito porquê para as empresas menos conhecidas que sustentam seus modelos de negócios.

Hoje, quando você compra ou vende uma ação em um aplicativo, a negociação parece ser instantânea. Mas por insignificante dessa simples ação de compra/venda há uma complexa teia de jogadores de Wall Street explorando pequenas diferenças de preço para recolher enormes quantias de quantia.

Veja porquê funciona: quando você clica em comprar ou vender, seu corretor de escolha leva seu pedido a uma empresa conhecida porquê atacadista ou professor de mercado – os intermediários que devem obter o melhor preço e que pagam os corretores pelo privilégio de executar os negócios. Eles normalmente ganham centavos com cada transação.

 

Esse processo é sabido porquê “pagamento pelo fluxo de pedidos” e está sob intenso escrutínio dos reguladores em seguida as consequências da corrida de janeiro de 2021 em ações de ‘memes’ porquê a GameStop.

O furor da GameStop “expôs porquê os mercados de ações dos Estados Unidos são manipulados para enriquecer as grandes empresas de Wall Street, instituições de negociação de subida frequência e corretoras às custas dos investidores de varejo da Main Street”, escreveu o CEO da Better Markets, Dennis Kelleher, na era.

A Percentagem de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na {sigla} em inglês) vem revisando o sistema, que responde pela maior secção das receitas das corretoras.

Em agosto do ano pretérito, as ações da Robinhood caíram depois que o presidente da SEC, Gary Gensler, disse que uma proibição totalidade de pagamento pelo fluxo de pedidos estava “sobre a mesa”.

Gensler e outros críticos do processo dizem que os corretores e formadores de mercado, porquê a Citadel Securities, têm um evidente conflito de interesses, e que o pagamento pelo fluxo de pedidos atrapalha os investidores comuns enquanto acumula enorme riqueza para as empresas de Wall Street.

A SEC pode lançar novas regras nesta quarta-feira (8), de consonância com o The Wall Street Journal, citando fontes não identificadas.

Uma novidade regra proposta, disse o jornal, adicionaria mais concorrência no nível intermediário para prometer que os investidores de varejo realmente obtenham os melhores preços. Nesse cenário, as ordens seriam encaminhadas para leilões onde as tradings teriam que competir para executá-las.

A SEC não respondeu imediatamente ao pedido de observação feito pelo CNN Business.

Um porta-voz da Robinhood não comentou especificamente sobre as possíveis mudanças, mas apontou para uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na {sigla} em inglês) que mostra que os investidores de varejo economizaram mais de US$ 17 bilhões em taxas de negociação graças a aplicativos de negociação livre em 2020 e 2021.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também