Nesta terça-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a declarar que a prensa foi enganada e reproduziu mentiras durante a Operação Lava Jato. Ele também disse que alguns personagens da operação, uma vez que o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol, que coordenava a Lava Jato, hoje estão “com vergonha de marchar na rua”.
Em resposta, Deltan disse por meio de sua assessoria que “quem tem que ter vergonha de trespassar na rua é quem foi réprobo por depravação em três instâncias”.
Em entrevista à CNN nesta quarta (11), o legista criminalista e pré-candidato a deputado federalista pelo PSB-SP, Augusto de Arruda Botelho, disse que a Operação Lava Jato tem méritos, mas cometeu abusos.
Ele pontua que a Operação “desnudou um esquema de depravação, processou, condenou e prendeu algumas pessoas que necessariamente precisavam dessa resposta do Estado”, além de restabelecer bilhões de reais.
“Por outro lado, para obter esses resultados, a Lava Jato atropelou a lei, rasgou a Constituição e desrespeitou uma série de direitos e garantias fundamentais de vários réus”, acrescentou.
Para o legista, o legado deixado pela Operação “é de insulto, desrespeito à lei, com a justificativa de que o transgressão de depravação é grave”.
“É evidente que o transgressão de depravação é um transgressão grave, que precisa ser combatido e punido. Mas não há transgressão grave o suficiente que justifique o atropelo da lei, e é isso o que a Lava Jato em vários momentos fez”, disse.
Ao falar do ex-presidente Lula (PT), que, no contexto da Operação, foi réprobo pelo portanto juiz federalista Sergio Moro e retido na sede da Superintendência da Polícia Federalista, em Curitiba (PR) por 580 dias, Augusto disse que “sempre paira uma incerteza sobre a inocência do ex-presidente”.
Mas ele argumenta que “quem dá essa resposta é a Constituição brasileira.
“Qual a situação atual do ex-presidente Lula? Ele tem alguma sentença penal condenatória transitado em julgado? Não. Ele tem alguma sentença penal condenatória? Não. Ele tem qualquer processo contra ele? Também não”, disse o legista.
“São os fatos baseados no que a Constituição brasileira dispõe e escreve, em uma cláusula pétrea inclusive”, concluiu.
-
1 de 12
Jair Bolsonaro, atual presidente da República, se filiou em 30 de novembro de 2021 ao Partido Liberal (PL) e deve concorrer à reeleição. Veja outros possíveis candidatos a presidente em 2022
Crédito: Alan Santos/PR
-
2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO -
3 de 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Rancho e da Integração Vernáculo, pré-candidato a presidente pelo PDT
Crédito: LUCAS MARTINS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
-
4 de 12
João Doria ganhou as prévias do PSDB e anunciou a repúdio ao governo de São Paulo para ser o pré-candidato do partido
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
-
5 de 12
Simone Tebet cumpre o primeiro procuração uma vez que senadora por Mato Grosso do Sul e foi anunciada uma vez que a pré-candidata do MDB ao Planalto
Crédito: Jefferson Rudy/Escritório Senado
-
6 de 12
Luciano Bivar é presidente do União Brasil e foi anunciado uma vez que pré-candidato do partido à Presidência; deputado federalista já comandava o PSL antes da fusão com o DEM
Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados -
7 de 12
Luiz Felipe d’Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
-
8 de 12
André Janones, atualmente é deputado federalista por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante
Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Nascente: Escritório Câmara de Notícias
-
9 de 12
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Divulgação/Facebook Eymael
-
10 de 12
Vera Lúcia é a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação
-
11 de 12
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pelo Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 -
12 de 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência
Crédito: Divulgação