Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Justiça determina envio de helicópteros e barcos para buscas de inglês e indigenista

Por redação

 

A Justiça Federalista determinou que o governo federalista envie imediatamente embarcações e helicópteros nas buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal “The Guardian”, desaparecidos no Amazonas desde domingo (5).

“Pelo exposto, determino à ré União que efetive imediatamente obrigação de fazer no sentido de viabilizar o uso de helicópteros, embarcações e equipes de buscas, seja da Polícia Federalista, seja das Forças de Segurança ou das Forças Armadas [Comando Militar da Amazônia], tendentes a localizar as pessoas Bruno Pereira [cidadão brasileiro] e Dom Phillips [cidadão inglês]”, diz a decisão da Justiça, que continua.

“Ficam os órgãos autores [Ministério Público Federal e Defensoria Pública da União] autorizados a requisitar diretamente das instituições referidas – todas com expertise na região Amazônica – [Polícia Federal, Comando Militar da Amazônia e Força Nacional de Segurança], as providências urgentes e necessárias ao cumprimento da presente decisão”.

A dupla está desaparecida no Vale do Javari, no Amazonas e associações indígenas dizem que houve pouca evolução no justificação do caso ate esta quarta-feira (8).

Cinco pessoas que tiveram contato com os desaparecidos foram interrogadas pela Polícia Social e liberadas em seguida, sendo quatro na requisito de testemunhas e uma considerada suspeita.

Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Phillips seguia para uma localidade chamada Lago do Jaburu para entrevistar indígenas, escoltado do brasílio.

Uma nota divulgada pela Univaja, assinada também por outras associações representantes de povos indígenas, informou que a dupla desapareceu no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Setentrião (AM).

(Com informações de Carolina Brígido e José Brito, publicada por Carolina Farias)

 

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também