Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

IPCA de maio dá motivo para BC parar ciclo de aperto em junho, afirma BofA

Por redação

O IPCA de maio surpreendeu para plebeu e reforça a avaliação de que o pico da inflação brasileira em 12 meses deve ter ficado para trás, avalia o Bank of America (BofA). Diante dos sinais de conforto do ritmo de aumento de preços, a tendência é que o Banco Médio (BC) veja espaço para fechar o ciclo de aumento dos juros em junho, com a Selic em 13,25%.

“O resultado foi consistente com a nossa visão de que a inflação já atingiu um pico e nós esperamos mais desaceleração primeiro”, escreve o superintendente de Economia para Brasil e Estratégia para América Latina do BofA, David Beker, em relatório. “Tudo considerado, o resultado positivo dá mais motivos para o BC não deter o ciclo de aperto, sustentando nossa visão de uma última subida de 0,5 ponto em junho, trazendo a Selic a 13,25%.”

O IPCA desacelerou de 1,06% em abril para 0,47% em maio, 0,13 ponto porcentual inferior da mediana da pesquisa Projeções Broadcast, de 0,60%. Adiante, as estimativas preliminares do BofA sugerem inflação de 0,43% em junho e 0,52% em julho, consistente com uma trajetória de esfriamento da taxa em 12 meses.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também