Inflação se tornou preocupação global por ser facilmente percebida, diz economista

Por redação

A inflação passou a ocupar o topo das preocupações de pessoas do mundo todo em 2022.

A constatação faz secção de uma pesquisa da Ipsos, explicada pelo economista e professor da FGV Robson Gonçalves à CNN Rádio.

“A inflação é um dos fenômenos econômicos mais facilmente percebidos pela população em universal. Você pode não ter conhecimento nenhum em economia, mas faz uma compra no mercado e toma um susto na hora de passar pelo caixa”, afirmou Gonçalves.

O economista ressalta que diversos setores da economia estariam mais próximos da normalidade se não fossem influenciados pela subida das commodities afetadas pela invasão da Rússia à Ucrânia. “É uma vaga inflacionária em graduação mundial e é a maior dos últimos 40 anos”.

Gonçalves se declarou otimista com uma queda na inflação, mas ressaltou que os efeitos só devem ser sentidos a partir do ano que vem.

O professor da FGV explicou que a subtracção do poder de compra deve quebrar o ciclo de subida de preços, em qualquer momento.

Outro fator que deve ajudar a controlar a inflação ao longo de 2022 é normalização das cadeias de suprimentos, ainda afetadas pela pandemia, em peculiar pelo restrito lockdown em regiões da China.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também