Inflação dos EUA sobe 0,3% em abril e desacelera pela primeira vez desde agosto

Por redação

A inflação dos Estados Unidos desacelerou em abril pela primeira vez desde agosto de 2021. Os preços ainda aumentaram, mas em um ritmo mais lento do que nos meses anteriores.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI na {sigla} em inglês) subiu 8,3% nos 12 meses encerrados em abril, informou o Núcleo de Estatísticas Laborais nesta quarta-feira (11). Foi uma queda em relação aos 8,5% registrados em março, que havia sido o maior nível em mais de 40 anos.

Os dados de quarta-feira sugerem que o pico da inflação ficou para trás, assim porquê esperavam os economistas, o Federalista Reserve e a Vivenda Branca. Mas ainda há muitos fatores que manterão os preços elevados durante o verão.

A guerra na Ucrânia pressionou os preços da robustez e dos víveres. Enquanto isso, novos bloqueios relacionados à Covid-19 na China ameaçam exacerbar os problemas da prisão de suprimentos com os quais o mundo vem lutando no ano pretérito. Isso significa que é incerto o quanto o ritmo da inflação pode desacelerar até que essas coisas sejam resolvidas.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também