O Ibovespa opera em subida de 1,70%, aos 107.454,52 pontos, por volta das 11h14, horário de Brasília, nesta sexta-feira (13). O principal índice da B3 interrompia uma série de quedas semanais e caminhava para fechar no patamar mais elevado da semana.
As mais negociadas na primeira hora do dia são as ações da Magazine Luiza, Cogna e Oi. As ações da Gol abriram o dia em subida de mais de 5%, dois dias posteriormente o pregão da geração de uma holding com a Avianca, sob a qual os dois grupos de aviação vão compartilhar a mesma plataforma de negócios.
Já o dólar caía frente ao real, mas ainda estava a caminho de marcar sua quarta valorização semanal seguida, depois de ser bem nos últimos dias por receios sobre aumentos mais acentuados dos juros nos Estados Unidos e riscos de desaceleração da economia global.
No mesmo horário do Ibovespa, a moeda norte-americana tinha queda de 0,49%, cotada a R$ 5,106.
O Banco Mediano fará neste pregão leilão de até 15 milénio contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 1° de julho de 2022. A operação do BC pode ajudar a dar liquidez na moeda, mas especialistas consultados pelo CNN Brasil Business apontam que o BC poderia atuar mais para moderar a volatilidade do câmbio.
Efeitos no real
Retornando aos R$ 5, o dólar reverteu segmento dos ganhos que o real obteve nos primeiros meses do ano devido a uma combinação de fatores que influenciaram no fluxo de compra e venda da moeda.
Ao CNN Brasil Business, especialistas associaram essa valorização recente a dois principais fatores: a perspectiva de altas maiores de juros nos Estados Unidos e os temores em relação aos lockdowns estabelecidos em uma série de cidades economicamente relevantes na China.
Os juros norte-americanos maiores tendem a atrair investimentos para o mercado de títulos do Tesouro do país, retirando capital de mercados considerados mais arriscados que o dos Estados Unidos, caso do Brasil.
Já as medidas de controle de disseminação da Covid-19 na China, que afetam cidades uma vez que Xangai e Pequim, tendem a reduzir a demanda da segunda maior economia do mundo por commodities, prejudicando seus principais fornecedores, entre eles o Brasil, e influenciando negativamente nos preços desses produtos.
Pessimismo global
O instigador mais recente da aversão global a riscos foi a subida de juros nos Estados Unidos, anunciada pelo Federalista Reserve na quarta-feira (4). Apesar de descartar altas de 0,75 p.p. ou um risco de recessão, a autonomia sinalizou ao menos mais duas altas de 0,5 p.p.
Os juros maiores nos Estados Unidos atraem investimentos para a renda fixa do país devido a sua subida segurança, mas prejudica as bolsas ao volta do mundo, inclusive as norte-americanas.
Junto com uma série de elevações de juros pelo mundo, os lockdowns na China para tentar moderar a Covid-19 aumentam as projeções de uma poderoso desaceleração econômica, prejudicando os mercados.
O prolongamento das exportações chinesas desacelerou a um dígito, nível mais fraco em quase dois anos, enquanto as importações mal mudaram em abril, ampliando as preocupações econômicas.
Teste seus conhecimentos sobre o Ibovespa
Vamos encetar com uma fácil: o que é o Ibovespa?
Quem é responsável pelo cômputo do Ibovespa?
Quais tipos de ativos são elegíveis para entrar no Ibovespa?
Qual destes NÃO é um critério para que uma ação entre no Ibovespa
Quantas ações estão, hoje, na carteira teórica do Ibovespa?
Com qual frequência a carteira teórica do Ibovespa é revisada?
Qual a ação de maior peso no Ibovespa?
Qual a ação de menor peso no Ibovespa?
Cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Esta asserção é
Qual o recorde histórico de fechamento do Ibovespa?
Tente outra vez!
Dica: acompanhe o CNN Business para entender mais sobre o Ibovespa
Mandou muito!
Você sabe bastante sobre o Ibovespa, mas poderia saber um pouquinho mais
Sensacional!
Parabéns! Você é um expert em Ibovespa
Compartilhe: