Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Guerra na Ucrânia leva inflação na Alemanha a nível mais eminente em quase meio século

Por redação

A inflação na Alemanha atingiu seu nível mais eminente em quase meio século em maio, resultado dos preços da robustez e dos mantimentos que sobem cada vez mais desde o início da guerra na Ucrânia.

Os preços ao consumidor, harmonizados para torná-los comparáveis com os dados de inflação de outros países da União Europeia, aumentaram 8,7% na verificação anual, informou a Filial Federalista de Estatísticas nesta segunda-feira (30).

A última vez que a inflação foi também subida na Alemanha foi durante o inverno de 1973 e 1974, quando os preços do petróleo subiram uma vez que resultado da primeira crise do combustível, disse a dependência.

O número, que superou os 8,0% previstos por analistas em uma pesquisa da Reuters, marca segundo mês ininterrupto de máximas recordes, depois que o aumento de 7,8% em abril foi o maior em quatro décadas.

De contrato com a dependência, os preços da robustez aumentaram 38,3% em maio em verificação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto os preços dos mantimentos também aumentaram a uma taxa supra da média de 11,1%.

Holger Schmieding, economista-chefe do Berenberg Bank, disse que ainda há alguma pressão inflacionária por vir, devido aos bens afetados por gargalos de provisão e aos preços de mantimentos.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também