Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva recebe título de cidadão itapirense

Por redação

Comandante Militar do Sudeste, o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva recebeu nesta quinta-feira, 16, o título de Cidadão Itapirense em sessão solene realizada na Câmara Municipal. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Toninho Bellini, do Vice Mário da Fonseca, de vereadores, grande parte do secretariado e primeiro escalão do governo municipal e de familiares do homenageado. Também participaram autoridades militares como os Generais de Brigada Edson Massayuki Hiroshi e Agnaldo de Oliveira Santos e o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (15ª região), Dr. José Otávio de Souza Ferreira.

Nascido em São Paulo em 29 de setembro de 1960, ele é filho de Clibas Ribeiro Paiva e de Maria da Conceição Miné Ribeiro de Paiva, dois conhecidos e queridos professores da cidade. Aos 12 anos veio morar em Itapira e nos três anos que permaneceu na cidade antes de incorporar às fileiras do Exército fez muitas amizades e colecionou muitas histórias. “Nasci em São Paulo, mas meus valores e meu despertar para o Exército foi aqui. Não se trata do tempo que vivemos, mas da qualidade do tempo que passamos”, disse durante seu discurso.

Amigo pessoal do General, o Prefeito Toninho Bellini não deixou de exaltar os méritos e honrarias recebidas em sua carreira no Exército, mas fez questão de mencionar as histórias de adolescentes e a convivência com seus pais, visto que Sr. Clibas foi um dos professores de português de Bellini. “General Tomás é um grande brasileiro e motivo de orgulho para todos nós, além de ser uma fonte de inspiração por sua coragem e determinação, principalmente diante das dificuldades enfrentadas. Homem comprometido com o papel constitucional das Forças Armadas é um exemplo de humildade, de perseverança, de dignidade de luta pelo Brasil”, disse.

“O mérito e a envergadura do homenageado e de seu trabalho em benefício do nosso país, da nossa cidade e da nossa gente, que agora são também a sua cidade e a sua gente, levaram o Plenário a posicionar-se pela realização desta homenagem”, destacou a presidente Beth Manoel.

“Acho que todos nós aqui presentes hoje não temos a dimensão do que o senhor representa na hierarquia do Exército Brasileiro. Estar entre os 16 maiores generais do país é pra nós motivo de muito orgulho. Que honra é isso para Itapira”, lembrou o vereador Mino, autor do Decreto Legislativo nº 325 que concede o título ao General.

Durante seu pronunciamento, General Tomás lembrou diversos momentos da infância como a convivência nas praças, os concertos da Banda Lira Itapirense e até mesmo sua experiência como coroinha do Padre Henrique. “Esse título pra mim talvez seja uma das maiores homenagens que já recebi. Itapira representou muito na minha vida e sempre me senti itapirense, sempre me senti da terra”, disse. “A partir de agora tenho um compromisso ainda maior com a cidade que amo e pertenço”, concluiu.

Além do título de cidadania, o prefeito Toninho Bellini entregou ao homenageado a chave da cidade. Ao fim da sessão solene, General Tomás conversou com amigos que estavam presentes na plateia e posou para fotos antes de retornar para São Paulo.

Acesse aqui o currículo completo do General.

FONTE: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PREFEITURA DE ITAPIRA

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também