Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Finlândia planeja edificar barreiras em sua fronteira com a Rússia

Por redação

O governo da Finlândia planeja modificar a legislação de fronteira para permitir a construção de barreiras em sua fronteira oriental com a Rússia, disse nesta quinta-feira (9), em um movimento para fortalecer a preparação contra ameaças híbridas em meio à invasão russa da Ucrânia.

A Finlândia, que atualmente está se candidatando à adesão à federação militar ocidental Otan, tem um histórico de guerras com a Rússia, embora atualmente a zona de fronteira coberta de floresta entre os dois países seja marcada somente com sinais e linhas de plástico na maior secção de seus 1.300 km (810 milhas) de comprimento.

O governo finlandês se apressou em fortalecer a segurança nas fronteiras, pois teme que a Rússia possa tentar pressionar a Finlândia enviando requerentes de asilo – uma vez que a União Europeia acusou a Bielorrússia de fazer no final do ano pretérito, quando centenas de imigrantes do Oriente Médio, Afeganistão e África ficaram presos na fronteira polonesa.

As emendas do governo à lei incluem uma proposta para permitir a concentração da recepção de pedidos de asilo somente em pontos específicos de ingressão.

Sob as regras existentes da União Europeia, os migrantes têm o recta de pedir asilo em qualquer ponto de ingressão para um país membro da UE.

As alterações também permitiriam a construção de barreiras uma vez que cercas, muito uma vez que novas estradas para facilitar o patrulhamento de fronteiras no lado finlandês.

“Mais tarde, o governo decidirá sobre as barreiras de fronteira para as zonas críticas da fronteira leste, com base na avaliação da Guarda de Fronteira finlandesa”, disse a ministra de Assuntos Internos, Krista Mikkonen, em enviado.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também