Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Ex-guerrilheiro venceria Presidência da Colômbia no 2º vez, diz pesquisa

Por redação

O candidato de esquerda à Presidência da Colômbia, Gustavo Petro, um ex-combatente de guerrilha que promete “democratizar” a economia do país, tem quase o duplo das intenções de voto do seu rival mais próximo, Federico Gutiérrez, de meio direita, e o venceria em um segundo vez.

Petro, que foi prefeito de Bogotá entre 2012 e 2015, apareceu com 40% de suporte, e Gutiérrez, ex-prefeito da segunda maior cidade da Colômbia, Medellín, teve 21%, na pesquisa da YanHaas divulgada no término da terça-feira, para a eleição de 29 de maio.

Em um segundo vez, a pesquisa aponta que Petro venceria com 47%, contra 34% de Gutiérrez.

Petro tem conquistado suporte por suas promessas de emendar a profunda desigualdade de renda no país andino, inclusive redistribuindo poupanças previdenciárias. Mas investidores alertaram que o projecto de Previdência e sua promessa de interromper projetos de petróleo podem colocar a firmeza da economia do país em risco.

O suporte de Petro cresceu 3 pontos percentuais em relação aos 37% da pesquisa da YanHaas em março. O seu rival de centro-direita ganhou 2 pontos percentuais.

O candidato independente Rodolfo Hernández apareceu em terceiro lugar, com 12%, e o político de meio Sergio Fajardo ficou em quarto, com 7%, segundo a pesquisa.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também