Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Entenda por que investidores temem volta de taxas de negociação de ações nos EUA

Por redação

Nos últimos anos, corretoras porquê Robinhood e Charles Schwab permitiram que os usuários comprassem e vendessem ações online sem taxas de transação – ajudando a gerar um tropa de milhões de investidores de poltrona com o poder de movimentar os mercados.

Mas novos regulamentos provocados pela Percentagem de Valores Mobiliários dos EUA levantaram questões sobre o horizonte do padrão de negócios sem taxas e estão provocando um debate estridente em Wall Street sobre se essas mudanças são realmente necessárias.

O presidente da SEC, Gary Gensler, disse na quarta-feira (8) que quer tornar as negociações mais justas e transparentes para os investidores comuns.

Ele esboçou possíveis reformas no encanamento do mercado que poderiam tornar isso provável.

Uma extensão de foco foi a complexa teia de ações que é acionada quando você compra ou vende uma ação. O processo parece ser momentâneo. Na verdade, é muito mais complicado.

Robinhood, ou seu corretor de escolha, leva seu pedido a uma empresa conhecida porquê atacadista ou preceptor de mercado.

Estes são os intermediários que devem obter o melhor preço e que pagam aos corretores pelo privilégio de encaminhá-los a lotes de negócios. Eles normalmente ganham centavos com cada transação.

Esse processo é publicado porquê “pagamento por fluxo de pedidos”. Ele está sob intenso escrutínio dos reguladores depois as consequências da corrida de janeiro de 2021 em ações de memes porquê a GameStop.

O impetuosidade da GameStop “expôs porquê os mercados de ações dos EUA são manipulados para enriquecer as grandes empresas de Wall Street, empresas de negociação de subida frequência e corretores às custas dos investidores de varejo da Main Street”, Dennis Kelleher, CEO da Better Markets — uma organização sem fins lucrativos destinada a proteger os americanos dos excessos de Wall Street — escreveu na quadra.

A SEC vem revisando o sistema, que responde pela maior secção de porquê corretoras porquê a Robinhood ganham quantia.

Gensler disse na quarta-feira que a escritório está considerando se deve juntar mais concorrência no nível intermediário para prometer que os investidores de varejo estejam realmente obtendo os melhores preços.

Nesse cenário, as ordens seriam encaminhadas para leilões onde as tradings teriam que competir para executá-las.
“Não está evidente… que nosso atual sistema de mercado vernáculo seja o mais justo e competitivo provável para os investidores”, disse Gensler.

A desenlace: tudo isso fica muito técnico. Mas Wall Street está alertando que as consequências de tais movimentos podem ser enormes, e que a negociação sem taxas pode ser uma vítima da potencial reformulação da SEC.

As ações da Robinhood caíram 4% na quarta-feira (8). Eles agora caíram 53% no amontoado do ano. As ações de Charles Schwab, que caíram 22% em 2022, caíram quase 3%.

“Investidores de varejo, em pessoal, desfrutam do maior entrada e do menor dispêndio de investimento que já experimentaram”, disse a Securities Industry and Financial Markets Association, um grupo de lobby, em transmitido.

“As mudanças que podem afetar esses custos, eliminando comissões baixas ou zero ou limitando os locais de realização de pedidos, devem ser analisadas de perto e sujeitas a uma estudo robusta de custo-benefício”.

Falando na mesma conferência que Gensler, o diretor jurídico da Robinhood, Dan Gallagher, disse que sente que a SEC está apresentando “uma solução à procura de um problema”.

“É um clima muito bom para o varejo, portanto entrar e mexer com isso agora, para mim, é um pouco preocupante”, disse ele.

Mas Kelleher, da Better Markets, disse que as reformas propostas por Gensler eram “razoáveis” e “modestas”, e construiriam uma crédito pública necessário no funcionamento dos mercados. Ele emitiu um aviso: “Não acredite nos bilionários chorões”.

“As empresas financeiras que mais se beneficiam dos mercados manipulados de hoje já estão reclamando das ações do presidente e até afirmam que suas propostas prejudicarão os investidores de varejo”, disse Kelleher.

“Mas, falando sério, em quem você vai confiar?”

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também