Na quarta-feira (8), um funcionário ucraniano acusou a Rússia de roubar tapume de 600.000 toneladas de grãos da Ucrânia que, segundo ele, foram posteriormente transportados para o Oriente Médio.
Em um transmitido, Denys Marchuk, vice-presidente da União Pública do Recomendação Agrário da Ucrânia, afirmou que os grãos foram roubados de regiões ocupadas pelas forças russas no sul do país.
Marchuk alegou que o comida foi transportado para o porto de Sebastopol, na Crimeia, antes de ser enviado para o Oriente Médio.
Casos criminais foram abertos “para exigir através dos tribunais internacionais que a Rússia indenize aqueles que foram afetados por essas ações”, disse Marchuk.
Ele chamou as ações russas de “uma operação muito planejada pelos ocupantes”. A Rússia ainda não respondeu à denunciação de Marchuk.
A CNN informou anteriormente que comboios de caminhões foram vistos transportando grãos de fazendas e silos no sul da Ucrânia para a Crimeia. As autoridades ucranianas estimaram em maio que as forças russas em áreas ocupadas haviam apreendido mais de 400.000 toneladas de grãos.
A CNN não pode verificar de forma independente quantos grãos a Rússia transportou para fora da Ucrânia.
Compartilhe: