Deserto na Califórnia pode ser a chave para fomentar carros elétricos nos EUA

Por redação

A Bacia do Mar de Salton parece quase estranho. Encontra-se onde dois enormes pedaços da crosta terrestre, a placa norte-americana e a placa do Pacífico, estão se empurrando muito lentamente, criando um enorme ponto ordinário na terreno.

É um grande deserto cinza e projecto cingido por altas montanhas que parecem pálidas à intervalo. É quente e, nas profundezas do subsolo, está literalmente fervendo.

O Mar Salton, que fica aproximadamente no meio do ponto ordinário geológico maciço, não é realmente um mar.

O maior lago interno da Califórnia, tem 51 milhas de comprimento de setentrião a sul e 17 milhas de largura, mas diminui gradualmente à medida que cada vez menos chuva flui para ele.

Ao mesmo tempo, foi um próspero sítio de entretenimento e recreação, negócio que também secou em grande secção.

Ele deixou para trás prédios abandonados e praias rasas e cinzentas. As rodovias que circundam o lago são atravessadas agora principalmente por caminhões que passam.

Um ensopado mineral superaquecido

Nos últimos anos, as empresas vêm cá para extrair um metal valioso, o lítio, que a indústria automobilística precisa à medida que passa a fabricar carros elétricos.

O lítio é o elemento metálico mais ligeiro da Terreno e, por esse motivo, entre outros, é importante para baterias de carros elétricos, que devem armazenar muita eletricidade em um pacote que pesa o mínimo verosímil.

Ou por outra, com a geografia única da Bacia do Mar de Salton, engenheiros e técnicos podem obter o lítio com o mínimo de devastação ambiental, de contrato com empresas que trabalham lá.

Em outros lugares, o lítio é retirado da terreno usando mineração de rocha dura que deixa cicatrizes enormes e feias na terreno. Cá, ele existe naturalmente em forma líquida, logo a extração não requer mineração ou explosão.

“É um dos maiores campos de robustez geotérmica do mundo”, disse Derek Benson, diretor de operações da EnergySource Minerals.

A EnergySource Minerals foi desmembrada em 2018 da EnergySource, uma empresa de robustez geotérmica que gera eletricidade a partir da salmoura quente de Salton Sea há uma dez. A EnergySource Minerals agora está trabalhando para obter lítio da salmoura que está usando uma vez que robustez.

Esta vista aérea mostra a plataforma de perfuração Controlled Thermal Resources (CRT) em Calipatria, Califórnia, em 15 de dezembro de 2021.

Quanto lítio está cá, exatamente, e quanto pode ser tirado, são questões que uma equipe de pesquisa dos Laboratórios Nacionais Lawrence Berkeley está trabalhando para desvendar.

Não muito longe das usinas geotérmicas da EnergySource, uma empresa chamada Recursos Térmicos Controlados (CTR, da {sigla} em inglês) tem sua própria pequena usina. Nascente está atualmente em tempo de testes, mas a CTR já firmou parceria com a General Motors, que comprará o lítio produzido cá para seus veículos elétricos.

Mais recentemente, a empresa italiana de baterias EV Italvolt anunciou planos para uma empresa spin-off trabalhar com a CTR. Os planos exigem que a Statevolt, uma vez que é chamado o spin-off, construa uma fábrica de baterias nas proximidades, usando tanto a robustez produzida pelos geradores da CTR quanto o lítio retirado da salmoura sítio.

A fábrica poderá um dia produzir baterias suficientes para 650 milénio veículos elétricos anualmente, de contrato com Italvolt.

Colocar a fabricação de baterias no sítio eliminará os custos de envio de materiais, muito uma vez que as emissões de dióxido de carbono de todos os navios, trens e caminhões necessários para transportar o lítio para as fábricas de baterias que hoje estão localizadas principalmente na Ásia, disse Rod Colwell, CEO da CTR.

Da “Riviera Ocidental” a “um dos piores pesadelos”

Essa novidade vaga de interesse pode valer coisas boas para uma comunidade que precisa de ajuda.

Décadas detrás, o Salton Sea era um direcção turístico, com pessoas migrando para o oásis do deserto da Califórnia para usufruir de passeios de paquete e esqui aquático.

Isso foi antes da evaporação secar o lago, concentrando poluentes no corpo de chuva cada vez menor.

“Você encontraria pessoas de Hollywood, os luminares do sul da Califórnia vindo de paquete e apreciando os bons restaurantes, jogando golfe”, disse Frank Ruiz, diretor do programa Salton Sea da National Audobon Society.

“Essa era a vida do Salton Sea nos anos 50 e 60 e somente 50 anos depois, é isso que temos”, disse ele, olhando ao volta de uma praia à extremo do lago em grande secção abandonada.

“Você deixou de ser a Riviera Ocidental para ser um dos piores pesadelos em termos ambientais e de saúde pública”, disse ele.

O lago está encolhendo devido à falta de fluxos naturais, combinados com anos de seca e aumento das temperaturas devido às mudanças climáticas. À medida que o lago continua a recuar, deixa para trás areia e limo pegajosa rica em poluentes.

Isso, combinado com o vestuário de que a extensão é uma bacia originário que tende a prender e reter a fumaça das áreas circundantes, contribui para altas taxas de asma, disse ele.

Hoje, a extensão parece quase abandonada, além de algumas fazendas de tâmaras evidentemente prósperas com fileiras de palmeiras de tronco grosso.

O lago que existe hoje foi criado por volta de 1905, quando canais artificiais transbordaram nas planícies do deserto. Por muito tempo, o grande lago resultante foi uma benção para os pássaros viajantes, muito uma vez que para os entusiastas de esportes aquáticos.

“Costumávamos obter mais de 400 espécies diferentes de pássaros e praticamente todas as espécies que temos na Califórnia, no Mar Salton”, disse Ruiz. “Do ponto de vista ambiental, é uma das últimas joias de pé ao longo da Pacific Flyway, mormente cá na Califórnia”.

O lago e sua chuva não estão ligados à salmoura subterrânea rica em lítio, mas, Ruiz espera, a extração de lítio pode gerar empregos e receita para ajudar a reconstruir a economia da região do Mar Salton e talvez até mesmo seu envolvente danificado, além de colocar mais carros elétricos em circulação. a estrada.

“Isso pode ser muito bom para a região uma vez que um todo. Não somente para Imperial County, para Coachella Valley, para todos os californianos”, disse Ruiz. “Quero manifestar, em todo o país, pode ser um catalisador.”

CNN Brasil

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