Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

Custos de fertilizantes podem prolongar tensões globais por víveres, diz FAO

Por redação

A lesma de custos de insumos agrícolas porquê fertilizantes pode impedir os produtores de expandir a produção e piorar a segurança fomentar em países mais pobres que enfrentam contas recordes de importação, disse a sucursal de víveres da Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira (9).

Um índice de custos de insumos para os agricultores atingiu recorde e subiu mais do que os preços dos víveres no ano pretérito, sugerindo preços baixos em termos reais para muitos agricultores, disse a Organização das Nações Unidas para Lavra e Alimento (FAO) em um relatório.

“As descobertas não são um bom presságio para uma resposta da oferta liderada pelo mercado que poderia moderar novos aumentos nos preços dos víveres para a temporada 2022/23 e possivelmente a próxima”, disse a FAO.

Os custos crescentes dos insumos, ligados aos altos preços da vigor e à interrupção do fornecimento causados pela invasão da Ucrânia pela Rússia, coincidiram com os preços recordes dos víveres nascente ano, conforme o índice global de commodities alimentares da FAO.

Espera-se que os altos preços aumentem a conta global de importação de víveres em quase 3% nascente ano, para um recorde de 1,8 trilhão de dólares, prevê a FAO.

No entanto, esperava-se que muitos países em desenvolvimento reduzissem os volumes de víveres importados em resposta ao aumento dos preços. A FAO projetava que os países menos desenvolvidos reduziriam os volumes de forma tão acentuada que sua conta universal de importação também diminuiria.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também