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Consumo nos lares em 2022 tem subida de 2,50% até abril, diz associação

Por redação

O Índice Pátrio de Consumo dos Lares Brasileiros da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) acumula subida de 2,50% de janeiro a abril desempenado às estimativas do setor supermercadista de um incremento de 2,80% no ano. Em abril, o indicador registrou subida de 4,20% diante de março.

Na confrontação com o mesmo mês de 2021, o índice teve subida de 7,37%, de harmonia com o monitoramento do departamento de Economia e Pesquisa da Abras.

Os indicadores são deflacionados pelo Índice Pátrio de Preços ao Consumidor Vasto (IPCA), medido pelo Instituto Brasílio de Geografia e Estatística (IBGE).

“O aumento do serviço com carteira assinada no quadrimestre, muito uma vez que, os recursos injetados na economia, uma vez que o saque insólito do Fundo de Garantia, a manutenção do Auxílio Brasil e a antecipação do 13ºsalário estão sustentando o consumo nos lares diante de um cenário de elevada e persistente inflação que impacta diretamente a cesta de víveres”, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

A Abrasmercado (cesta de 35 produtos de largo consumo uma vez que víveres, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e formosura – registrou subida de 3,04% em abril e a média de preços da cesta vernáculo passou de R$ 736,34 em março para R$ 758,72 em abril.

No ano até abril, a subida é de 8,31% e no reunido de 12 meses atinge 17,87%. Itens básicos da cesta de víveres acumulam expressiva subida no quadrimestre, uma vez que óleo de soja (20,38%), leite longa vida (22,35%), feijoeiro (19,71%), farinha de trigo (15,45%), moca torrado e moído (13,22%).

CNN Brasil

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