Com redesenho e novo app de matemática, Duolingo mira novos usuários e engajamento

Por redação

O co-fundador e CEO do Duolingo, Luis Von Ahn, classifica porquê “fantástico” o roupa de o Brasil ser o segundo maior mercado do aplicativo (detrás somente dos Estados Unidos), além de ser o país que mais estuda o linguagem inglês no mundo.

Von Ahn falou com exclusividade ao CNN Brasil Business sobre a trajetória do aplicativo, que completa 10 anos em 2022, e antecipou que a plataforma planeja uma novidade interface e um novo aplicativo para o ensino de matemática.

A empresa planeja lançar a atualização de interface gradualmente para os alunos da plataforma nas próximas semanas.

Segundo a plataforma, entre as novidades, o aplicativo terá instruções mais diretas para orientar melhor os alunos, na forma de guias úteis e oferecerá uma experiência mais simplificada para que o Duolingo avalie melhor sua própria eficiência e melhore o nível de tirocínio dos usuários no aplicativo.

Contabilizando mais de 500 milhões de downloads no mundo, o aplicativo oferece mais de 100 cursos para 40 idiomas. Von Ahn contou que entre os “alunos” do app está o bilionário fundados da Microsoft Bill Gates.

Gates utilizou o aplicativo para aprender o linguagem galicismo “por um tempo”, porquê disse em uma publicação do Reddit. A informação foi confirmada ao CNN Brasil Business por meio do escritório pessoal do empresário.

No Brasil, o Duolingo alcançou os 30 milhões de downloads, sendo os idiomas mais estudados no país o inglês, espanhol, galicismo, italiano e português.

O aplicativo é em grande segmento gratuito, mas também oferece o serviço pago, chamado Duolingo Plus, com mensalidade de R$ 14,99 ao mês. A versão paga já conta com 2.5 milhões de assinantes. No Brasil, 11% dos usuários utilizam essa versão.

Para o público brasílio, o Duolingo lançou, em março, a segunda temporada do podcast “Histórias em Inglês”, programa restrito para o país. De harmonia com a empresa, a primeira teve uma boa recepção, permanecendo semanas no primeiro lugar no ranking dos podcasts mais ouvidos do Spotify, sendo o mais ouvido do Brasil na categoria ensino.

Em julho do ano pretérito, a empresa estreou na Nasdaq, bolsa americana que reúne ações das empresas de tecnologia. No lançamento de seu IPO, foi avaliada em US$ 6,5 bilhões depois suas ações dispararem quase 40%. A empresa captou US$ 521 milhões com a venda de murado de 5,1 milhões de ações.

Von Ahn desta ainda o impacto da Guerra na Ucrânia no aplicativo. Desde o início do conflito entre Ucrânia e Rússia, o número de alunos estudando ucraniano no Duolingo cresceu 577%. O linguagem saltou mais de 10 posições no ranking mundial de cursos do aplicativo, sendo o 21º mais popular da plataforma.

De harmonia com informações do Duolingo, o russo também teve subida de uma posição na plataforma, indo para o 8º lugar. Os Estados Unidos lideram o número de alunos estudando ucraniano no app, seguido pela Polônia, que passou da quinta para a segunda posição, crescendo 2.677%.

No Brasil, antes do início do conflito o ucraniano era o 31º linguagem mais estudado na plataforma, e agora está na 14º posição.

Veja a seguir os principais pontos da entrevista:

Um balanço da empresa durante os dez anos

Luis Von Ahn: realizamos um grande progresso nos primeiros 10 anos da companhia. Nos tornamos o mais popular aplicativo de línguas no mundo. Atingimos um grande número de usuários e temos presença em todos os países.

Palato que colocamos línguas menores, porquê o irlandês. Existem mais pessoas aprendendo irlandês através do Duolinguo (1,25 milhões), na confrontação com o número de falantes do sistema de ensino do país – 558.608 em 2016, segundo o Escritório Estatístico Medial (CSO, na {sigla} em inglês), escritório pátrio de estatística da Irlanda.

Alguma coisa que labareda muito a atenção nestes dez anos foi que, em 2017, descobri que o Duolingo estava sendo usado pelos refugiados sírios. E, nesse mesmo período, descobri que Bill Gates estava utilizando o app para aprender galicismo.

Isso é interessante, porque bilionários possuem muito mais recursos, mais ensino, mais de tudo. Mas o caso é a mesma instrumento sendo utilizada por esses dois extremos. Esse foi o momento de mais orgulho com o Duolingo.

Próximos passos

Luis Von Ahn: Para os próximos anos, pretendemos, primeiro, continuar expandindo as línguas oferecidas, particularmente o inglês, que é a mais procurada pelos brasileiros e a mais desejada pelas pessoas de se aprender. Queremos ensinar literatura básica para crianças, esses objetivos ainda estão sendo planejados, mas estamos muito empolgados.

Para levante ano, uma das grandes mudanças, é que vai ter um completo redesenho da tela inicial, ela vai parecer inteiramente. Vamos encetar a repartir por agora, ainda no primeiro semestre.

Eu espero que isso traga coragem e novos usuários para o aplicativo. Trabalhamos para fazer com que as pessoas passem mais tempo aprendendo. Para levante ano, é a maior coisa que vamos trazer. Outra coisa que planejamos é o ensino de matemática, provavelmente no mesmo prazo.

Co-fundador e CEO do Duolingo, Luis Von Ahn / LEEANN K PHOTOGRAPHY

Mercado brasílio

O Brasil é o segundo maior consumidor de todos de nossa plataforma, isso é fantástico e amamos. No ranking de países com mais usuários diários, o Brasil está detrás dos Estados Unidos e seguido por Reino Uno, Alemanha e Índia.

Dobramos o número de pessoas que utilizam o aplicativo por mais de uma hora no Brasil. Dobramos o número de usuários altamente engajados. Queremos continuar entregando esse desenvolvimento para o mercado brasílio.

O Brasil é um dos mercados-chave que nós focamos. Temos usuários em todos os países, mas temos cinco mercados que mais focamos, e o Brasil é um deles.

Ainda não sei manifestar se teremos mais produtos exclusivos para o país, mas, com certeza, todos os lançamentos serão disponibilizados o mais rápido, dada a valimento do mercado.

Tecnologia na ensino

Nos últimos dez anos, eu diria que a perceptibilidade sintético cresceu bastante e fizemos um bom uso dela.

Outro ponto foi a personalização da estrutura. Quando começamos, todos tinham as mesmas lições. Agora, cada usuário tem alguma coisa dissemelhante. Temos uma completa personalização.

Estreia na Nasdaq

Acho que estamos operando de uma maneira muito melhor do que estávamos antes. Temos mais disciplina e mais capital, por conta de que quando fomos para a Nasdaq.

Em termos dos produtos, alguns dizem que só por agora sermos uma empresa de capital simples, faremos as coisas de maneira dissemelhante. Esse não é o caso, vamos continuar operando a companhias da mesma forma, ou seja, continuar com a maior segmento dos usuários aprendendo de maneira 100% gratuita.

Impactos da pandemia

Globalmente, por conta da pandemia, com as pessoas em lockdown, identificamos um desenvolvimento no número de usuários.

Durante a pandemia, o número de alunos altamente ativos aumentou 60%. Depois diminuiu 20% e agora é 15% maior do que era durante a pandemia. Com a melhora do cenário da Covid-19, caímos um pouco, mas continuamos em um patamar muito tá.

Isso também o ocorreu com o número de usuários. Observamos um desenvolvimento, depois uma ligeiro queda e mantivemos em níveis pré-pandêmicos. Não somente no Brasil, mas em todos os demais países.

CNN Brasil

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