Citi melhora estimativa do PIB brasílio a 0,7% em 2022

Por redação

O Citi revisou para cima sua estimativa de propagação do Resultado Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano, a 0,7%, citando força de indicadores econômicos recentes.

Em cenário anterior, o banco norte-americano previa expansão de somente 0,1%, mas se mostrou mais otimista posteriormente dados de produção industrial, construção social, vendas no varejo e atividade de serviços, de pacto com relatório publicado nesta sexta-feira (13).

As leituras mais recentes do IBGE mostraram que a produção industrial do Brasil teve seu primeiro lucro trimestral em um ano nos primeiros três meses de 2022, enquanto o setor varejista cresceu mais do que o esperado em março — período em que o volume de serviços saltou 1,7%, resultado mais possante para o mês na série histórica iniciada em 2011.

A melhora no prognóstico do Citi para o propagação do ano inteiro foi acompanhada por subida de 0,4 ponto percentual em sua projeção de expansão trimestral no período de janeiro a março deste ano, quando o PIB brasílio deve ter avançado 0,6%.

Embora se mostre mais esperançoso sobre a atividade econômica, o Citi tem alertado para um cenário inflacionário reptador.

Suas projeções para a subida do IPCA neste ano e no próximo foram elevadas para 7,8% e 3,9%, respectivamente, no final de abril.

O credor espera que a taxa Selic chegue a 13,25% até o termo de 2022.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também