O Código Florestal brasiliano completou dez anos no dia 25 de maio. A Profissional CNN em economia e agronegócio Carmen Perez falou sobre a legislação, que alia produção rústico à conservação ambiental.
Ela descreve que, graças ao Código, o Brasil consegue ter a exata dimensão das áreas dedicadas à preservação ambiental em cada propriedade. “Esses dados mostraram alguma coisa que a gente não conhecia: a quantidade de áreas preservadas dentro das fazendas.”
Perez cita dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que mostram que as áreas preservadas pelo varão do campo representam 33% do território vernáculo. Ainda segundo esses dados, o cultor brasiliano explora, em média, exclusivamente 50% de suas terras.
A perito ressalta que também existem muitos problemas internos, desde a proteção de reservas ambientais, áreas que precisam ser reflorestadas e a preservação das nascentes. “Quem não está desempenado a esses princípios precisou, obrigatoriamente, se reorganizar”, ela completa.
Veja mais no vídeo supra.
Compartilhe: