Advogados debatem negativa de Dias Toffoli para ação de Bolsonaro contra Moraes

Por Brunialti Welinton

Em debate promovido pela CNN nesta quarta-feira (18), o jurista Guilherme Suguimori e a advogada criminalista Verônica Sterman analisaram a negativa do ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF) Dias Toffoli sobre a notícia-crime ajuizada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O requerimento, apresentado contra o ministro Alexandre de Moraes, questiona suposto agravo de mando do magistrado.

Suguimori entende que nascente é um manobra legítimo de recta do presidente, mas que é feito em um contexto de ataque ao Tribunal “que tem sucedido em todas as mãos”.

Quanto à decisão de Dias Toffoli, o jurista destacou que foi uma resposta “técnico-jurídica” legítima, avaliando se havia “razoabilidade” nos pedidos de Bolsonaro.

Sterman concordou que a decisão de Toffoli tenha sido acertada, mas pontuou que o pedido de Bolsonaro é “absolutamente inconveniente” e “inverídico”.

A advogada criminalista também observou que o aproximação às apurações pelos investigados não deve ser concedidos em “diligências em curso” – um dos pontos questionados por Bolsonaro -, pois isso frustraria a investigação.

*Assista ao debate completo no vídeo supra

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Veja também