Weather Widgets for Websites by Weatherwidget.org

A história do luxuoso Hotel Saratoga, destruído por uma explosão em Havana

Por redação

O Hotel Saratoga em Havana, destruído nesta sexta-feira (6) em seguida uma grande explosão, tem uma longa história: o prédio, localizado a poucos passos do Capitólio, foi construído no final do século 19 e, na dezena de 1930, era um dos destaques da hotelaria da cidade. Cá revisamos sua história.

O prédio onde se encontra o Hotel Saratoga, segundo o historiador Carlos Venegas, foi concebido para receber armazéns, casas e pensões. Foi encomendado para ser construído pelo negociante espanhol Gregorio Palacios por volta de 1879-1880, de pacto com informações no site do hotel.

“Gregorio Palacios, oriundo de Santander, foi um dos proprietários urbanos mais ricos de Havana e um dos maiores contribuintes do tesouro”, explica o historiador, citando uma resenha do hotel. Em 1879 assinou o contrato para a construção do prédio de três pisos.

“O piso térreo era um arrecadação de tabaco, uma loja e halls de ingresso para as quatro casas que ocupavam o piso principal ou segundo caminhar. O terceiro era usado porquê hotel ou pousada, com 43 quartos e sala de jantar”, explicou.

O Saratoga Hotel, anteriormente localizado na Rua do Monte, foi transferido para nascente prédio da Rua do Prado por volta de 1933.

Hoje a frente do hotel mantém algumas das características originais. Elementos do prédio porquê grades, treliças de madeira, escadas e colunas de mármore mostram porquê era originalmente, apesar das grandes mudanças no interno.

Hotéis em Havana, uma aspiração de longa data

O Projecto de Obras Públicas de Havana já estimava, em uma idade tão antiga quanto a do Governo do General Tacón (entre 1834 e 1838), a premência de progredir na construção de pousadas e hotéis que pudessem receber turistas e investidores estrangeiros.

A chegada de estrangeiros, principalmente norte-americanos, influenciou a modernização dos antigos hotéis, o que pôde ser visto claramente até o século 20, segundo a resenha do hotel.

A essa fundura, o bairro de Las Murallas passava por reformas de modernização. Seu valor aumentou em seguida a construção do Capitólio em 1929.

Origem do nome

A origem do nome não foi verificada, mas é provável que esteja ligado ao condado de Saratoga, no estado de Novidade York, onde um balneário com águas termais foi lugar de veraneio e para o tratamento de certas enfermidades.

“Muito próximo a esta cidade ocorreram batalhas importantes na Guerra da Independência Setentrião-Americana”, afirma a resenha, assegurando que “talvez a relação de seus proprietários com o evento possa ter influenciado na escolha”.

/ Hotel Saratoga / Divulgação

O Hotel Saratoga e o início das Anacoanas

Uma das curiosidades que a resenha destaca é que esse hotel, que em 1935 já constava nos guias turísticos porquê um dos mais destacados da capital cubana, faz secção da história das Anacoanas, que foi a primeira orquestra formada inteiramente por mulheres no país.

Os espetáculos musicais no terraço atraíam um grande número de pessoas para os periferia do prédio na primeira metade do século 20 e foi precisamente nessa esquina que começou a orquestra.

Personalidades porquê o redactor Rafael Alberti já passaram pelo Hotel Saratoga, cuja visitante está enquadrada numa placa comemorativa do prédio, reaberto porquê hotel em 2005.

CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também