Você está aqui
Início > Comunidade em ação > Valorizar o Professor #ÉdeBase

Valorizar o Professor #ÉdeBase

O PORTAL DN7 é um webjornal que defende a educação como um dos pilares para o desenvolvimento de uma nação, e o fundamento para o bem-estar e qualidade de vida de um povo.

Verifica-se que a vida do planeta está ameaçada, não por armas nucleares, mas pelo descontrole da produção industrial. Assim, neste contexto político, a educação voltada para o futuro assume o papel de superar os limites impostos pelo mercado e pelo Estado, ou seja, deve estar voltada mais para a transformação social do que para transmissão cultural.

Embora a era atual seja conhecida como a era do conhecimento, consequência da informatização e do processo de globalização das telecomunicações, o que se percebe é a predominância da difusão de dados e informações, e não de conhecimentos. O conhecimento como o grande capital da humanidade é básico para a sobrevivência de todos e, por isso, deve ser disponibilizado a todos.

Na sociedade da informação, a escola precisa ser um centro de inovação, superar a visão utilitarista de só oferecer informações para a competitividade e para obter resultados. A escola deve oferecer uma formação geral associada ao exercício da cidadania, e neste contexto deixa de ser “instrutora” para ser gestora do conhecimento. A educação é um fator determinante e estratégico para o desenvolvimento, e o educador neste panorama é o mediador do conhecimento, diante do aluno que é o sujeito de sua própria formação. Na atualidade o professor tem exercido, além de mediador do conhecimento, quase sempre a função de educar as crianças e jovens que é de responsabilidade dos familiares.

É impossível imaginar o futuro da humanidade sem educadores, assim como não se pode pensar um futuro sem filósofos, músicos, atores e poetas.

Os educadores além de transmitirem o patrimônio cultural, também participam da formação do homem e do cidadão, apesar dos poucos investimentos feitos na educação e na sua valorização profissional. O desprestígio da profissão dos professores, cujo saber não tem qualquer valor de troca de mercado, desencadeia problemas de saúde e desgaste físico que prejudicam a prática educativa, acarretando desmotivação e chegando ao ponto dos profissionais se afastarem de suas atividades.

A educação, portanto, está vinculada a relevância dos professores se perceberem e serem reconhecidos pela sociedade como profissionais da educação, e obterem a melhoria dos salários e condições de trabalho.  É de suma importância que os pais e a sociedade assumam as demandas de suas exclusivas reponsabilidades, que atualmente são resolvidas pelos professores, tais como problemas de violência doméstica, de saúde e de higiene e etc.

Valorizar o profissional da educação, ou seja, o professor, é o alicerce fundamental para melhorar a educação brasileira, considerando que o trabalho deste profissional é a base de todas as profissões existentes.

A campanha “Valorizar o Professor # é de base” tem como objetivo alertar a população sobre a importância desse profissional para o desenvolvimento do país, a colaboração dos pais na educação dos seus filhos, a promoção do bem-estar geral e a convivência harmoniosa e pacífica de todos.

O PORTAL DN7 com esta iniciativa pretende contribuir para a valorização do professor e da educação para o país, e fazer deste meio de comunicação um canal para as manifestações de toda ordem relativas a esse tema.

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: