Um passeio repleto de cores, perfumes e sabores únicos na Ilha da Madeira, especialmente em Funchal, a capital

Um passeio repleto de cores, perfumes e sabores únicos na Ilha da Madeira

Um passeio repleto de cores, perfumes e sabores únicos na Ilha da Madeira, especialmente em Funchal, a capital

Uma das características mais indiscutíveis da Ilha da Madeira em Portugal, é sua incrível beleza natural. Parte desse mérito se deve ao trabalho de preservação das áreas de natureza do destino, que incluem belos jardins espalhados por seu território, especialmente em Funchal, a capital.

Diversas espécies de flores são cultivadas na Madeira devido a sua localização privilegiada no Atlântico, que proporciona clima ameno o ano inteiro. Entre espécies endêmicas e de outros lugares do mundo, boa parte delas exibe seu encanto independente da estação. Sua extrema importância para a cultura local rendeu até um festival exclusivo: a Festa da Flor, comemorada anualmente durante a chegada da primavera.

Visitar os jardins madeirenses é como se deparar com um espetáculo de cores e perfumes variados, que harmonizam com o ambiente de forma impressionante, transmitindo uma intensa sensação de tranquilidade. No Parque de Santa Catarina, no centro do Funchal, o turista pode admirar a bela coralina-elegante, que insere seu contraste avermelhado por entre o verde da folhagem das árvores. Já subindo para o Monte, no Jardim de Santa Luzia, o chapéu-chinês chama a atenção por seu curioso formato, que lembra os chapéus utilizados pelos chineses.

O Jardim Tropical Monte Palace possui uma variedade considerável de plantas e flores de diversos países, tornando-se um dos locais mais belos da ilha. Outro local que merece destaque é o incrível Jardim Botânico, com seus magníficos canteiros em formas geométricas precisas. Nele, é possível ver boa parte da flora típica regional, incluindo a múchia-dourada, abundante em terrenos próximos ao mar, e o Sapatinho, uma das flores mais tradicionais da ilha que se desenvolve em até 300 metros de altitude.

Com amplos campos verdejantes e lagos, os Jardins do Palheiro possuem vistas panorâmicas e contemplam árvores com mais de 200 anos de existência, além de raras e valiosas espécies de plantas provindas de diferentes lugares do mundo.

Por sua vez, o famoso Mercado dos Lavradores é o local perfeito para instigar todos os sentidos. É possível adquirir muitas flores cultivadas na ilha, além de se deliciar com frutas exóticas. Alguns exemplos são o tabaibo, a pera-abacate, a anona (com sua polpa aveludada e doce que mescla o sabor de outras frutas tropicais mais conhecidas), as diversas espécies de maracujá, as araçais, entre outras.

Fonte: http://www.embarquenaviagem.com/2017/11/14/um-passeio-repleto-de-cores-perfumes-e-sabores-unicos-na-ilha-da-madeira/

Comentários no Facebook