Você está aqui
Início > Brasil e Mundo > Empreendedorismo > Planejamento de carreira: o que é e como você pode fazer o seu!

Planejamento de carreira: o que é e como você pode fazer o seu!

Você sabe o que é planejamento de carreira? Quem está no mercado de trabalho, principalmente no início de sua vida profissional, já deve ter ouvido falar sobre o assunto, e o mesmo se aplica a pessoas que já estejam nele há mais tempo, mas nem sempre se destina a devida importância para esse processo.

Planejar sua carreira vai ainda mais além de um palpite sobre como será sua condição profissional e acadêmica daqui a alguns anos: esse pode ser o primeiro passo para trilhar um caminho muito bem sucedido e alcançar seus maiores objetivos.

Confira o que esse termo quer dizer, algumas estatísticas que ajudarão a entender o quão necessário é um bom planejamento da sua carreira e quais passos podem ser adotados para se dar bem nessa etapa fundamental da vida.

O que é planejamento de carreira?

É como se fosse um panorama da sua carreira, com uma análise de como ela está hoje e onde você quer estar no futuro, sempre passando por suas habilidades, valores e preferências.

Três passos podem explicar ainda melhor o que quer dizer essa expressão:

 

  1. Identificar onde você está, para onde quer ir e como chegar lá;
  1. Pensar sobre suas habilidades, interesses e valores em relação às exigências para um determinado trabalho;
  1. Usar essas informações para pensar em decisões para a sua carreira profissional e colocá-las em prática.

 

Algumas estatísticas a respeito do assunto são muito interessantes para sua melhor compreensão. Confira, com suas respectivas fontes:

 

  • 76% dos trabalhadores desejam oportunidades para crescer profissionalmente (Corbett Inc.).
  • 87% dos millennials (participantes da geração Y) afirmam que o desenvolvimento profissional ou oportunidades de crescimento na carreira são muito importantes (Gallup).
  • ⅓ dos empregados norte-americanos consideram que suas empresas são positivas quanto ao desempenho de carreira, gestão de aprendizagem e planejamento de sucessão (ADP).

 

Em contrapartida, mas ainda no mesmo tema, outras estatísticas deixam claro o prejuízo que a falta de um bom planejamento pode trazer para a carreira:

 

  • 76% dos colaboradores que não se sentem valorizados procuram por outras oportunidades profissionais (Lifeworks).
  • Aproximadamente 70% dos trabalhadores norte-americanos não estão engajados no trabalho (Gallup).
  • 44% dos empregados estão felizes com sua função atual (Hays).

 

As estatísticas são um tanto quanto alarmantes, mas, na verdade, o objetivo é entender como o planejamento da carreira é fundamental.

Felizmente, sua realização é mais simples do que parece – e como os números mostram, pode trazer ótimos resultados a curto, médio e, principalmente, longo prazo.

Como fazer um bom planejamento de carreira?

A melhor maneira é separar o processo em etapas e realizá-las uma de cada vez. Assim, será possível perceber sua progressão e chegar cada vez mais perto do objetivo!

Identifique as opções

Faça uma lista com possibilidades de carreira de acordo com seus interesses, habilidades e valores. Uma boa ferramenta para conseguir responder a essas perguntas é o teste vocacional, que pode trazer insights valiosos.

Defina prioridades

Priorize o que é mais importante para você. Pode ser um trabalho desafiador intelectualmente, uma carreira tranquila quanto à vida pessoal ou uma remuneração maior. Depois, passe as opções da sua lista por esse filtro e veja o que se destaca.

Considere outros fatores

Outros pontos devem ser analisados além de suas preferências pessoais, como a demanda de cada área, as qualificações necessárias para ingressar na carreira desejada e o efeito que essa opção causará em sua vida e na de outras pessoas de seu relacionamento. Converse com a família e amigos e considere suas recomendações.

Tome sua decisão

Passadas as etapas de análise, chegou o momento de escolher os caminhos que lhe agradam. A quantidade de objetivos propostos depende de sua situação: pessoas que estão no início da carreira profissional podem optar por um leque amplo, ao passo que reduzir o número de oportunidades ajuda a ter um foco mais específico.

Defina seus objetivos

É importante definir objetivos específicos, que possam ter seu desempenho mensurado com facilidade, que sejam atingíveis, relevantes para você e que possam ser realizados em um período determinado de tempo. Ao ter esses critérios, será mais fácil chegar ao resultado desejado.

Crie seu plano de ação de carreira

Você precisa ser realista quanto às suas expectativas e ao tempo necessário para alcançá-las. Escreva os passos que deverão ser seguidos para realizar os objetivos e te ajudar a manter a organização em dia.

Boas dicas são as seguintes:

 

  • Não tenha medo de sair de sua zona de conforto;
  • Invista em autoconhecimento, o que te deixará mais preparado para enfrentar as etapas que surgirem;
  • Conheça o mercado em que pretende ingressar e entenda como ele se comporta;
  • Inspire-se em cases de sucesso, que ajudam a ter mais motivação em sua trajetória;
  • Faça o máximo possível para cumprir as metas no prazo.

 

Trace seu plano de carreira e tenha maiores chances de alcançar seus objetivos!

Os planos de carreira são essenciais para pessoas de todas as idades e áreas do conhecimento. Seja alguém que acabou de terminar o ensino médio ou um profissional com anos de experiência em seu nicho de mercado, definir um plano é essencial para saber onde se quer chegar e como isso pode se tornar possível.

Quanto antes esse plano for elaborado, melhor, já que você enxergará qual é o caminho a ser seguido com mais clareza, mas nunca é tarde para recomeçar e fazer uma mudança de direção – o que, aliás, pode ser muito benéfico para sua vida profissional e pessoal.

Seja através de pesquisas aprofundadas na internet, conversas com profissionais da área ou cursos online, faça o que estiver ao seu alcance para definir um bom plano de carreira e cumpri-lo, mas não tenha medo de recomeçar quando necessário. Assim, sua carreira será muito bem sucedida e, principalmente, você será uma pessoa feliz e realizada.

Fonte: Mundo RH

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: