Você está aqui
Início > Cultura > Os Chakras 2ª Parte

Os Chakras 2ª Parte

Com esta publicação completamos a definição e análise dos sete chakras.

3) Manipura, chakra do Plexo Solar: Localizado aproximadamente tres dedos acima do umbigo.

Está intimamente ligado à glândula supra-renal. Relacionado ao Ego, a sua identidade no mundo. Cor relacionada é o amarelo. Relaciona-se ao poder pessoal, a emotividade, ao estímulo intelectual, a raiva e a impulsividade. Quando em desequilíbrio pode gerar sentimentos de inferioridade, posse ambição desmedida, inveja e ansiedade, porém é o chakra que torna a pessoa empreendedora, buscadora de seus objetivos, pois a sua finalidade é a sobrevivência na competição, é a busca pelo poder. Meditação que acompanha os ásanas: “Eu sou a persistência que obra milagres”

O efeito desta meditação é a compreensão do funcionamento interno do corpo e o papel das glândulas de secreção interna em relação às emoções humanas. A concentração no umbigo, centro da gravidade do corpo, impede a indigestão, a constipação e todos os problemas da região intestinal.  Perde-se o egoísmo. Desenvolve-se o poder de comandar e organizar corretamente.

4) Anahata:  Este chakra está ligado às emoções amor e simpatia. Sua finalidade é desenvolver a empatia e equilibrar os três chakras acima e os três abaixo.

Está localizado ao Pexo Cardíaco, no coração. Está relacionado à glândula Timo. Em desequilibrio surgem  doenças cardíacas, hipertensão, depressão, desgosto e problemas respiratórios

Depois da passagem pelas chamas da paixão (dois chakras anteriores) a Consciência toca algo que transcende o limite pessoal e a calam e a serenidade chegam ao coração. Menos egoísta, com menos anseio e de reconhecimento, menos envolvida com as próprias coisas, a pessoa começa a ouvir o outro. Descobre-se que é possível todos saírem lucrando sem o lucro pessoal. Começa-se a a perceber a existência de uma Ordem Cósmica Amorosa

Meditação para os asanas: Eu sou a ressurreição e a vida, e abro meu coração para aceitar tudo e todos assim como são

Cor relacionada: verde

Sistema de Chakras de corpo humano - usado no Hinduísmo, no budismo e no Ayurveda

 

 

5) Vishuddha, o chakra laríngeo: Localizado na garganta, relacionado à glândula tireoide. É tradicionalmente associado ao som.

Ele representa a capacidade de silenciar o próprio ser, de modo que a vida possa sussurrar sua verdade, mergulhar em dimensões que transcendem o mundo dos conceitos concretos e valores culturais. Neste plano, a pessoa vê todos os eventos de sua vida à luz de um plano cósmico amoroso. Com cada vez menos apego, encontra satisfação com mais facilidade. A mente fica mais serena. Quando em desequilíbrio, costuma aparecer a depressão, laringite, tireoidite e tumores da laringe. A meditação que acompanha os ásanas é “Eu sou a presença de Deus em todas as coisas”

6) Ajna, o chakra do terceiro olho: Centro de nossa intuição, localizado no ponto entre as sobrancelhas, é o ponto de união entre o corpo mental e psíquico.

Quando um indivíduo entra no chakra Ajna, haverá luz em torno de sua cabeça e na sua aura. A mente atinge um estado de esclarecimento cósmico não diferenciado, terminando a dualidade.

Meditação: “Eu sou a apreciação da Ordem Cósmica Amorosa que rege todas as coisas”

Cor: ametista

7) Sahasrara – Lótus de mil pétalas: Localizado no topo do crânio (não está localizado no corpo, ele paira sbre a coroa), ele é a representação da conscientização da Onipreseça, da unidade indivisível.

A visão não focaliza agora nas diferenças, mas na igualdade. Atinge-se o Samadhi (Iluminação).A cor relacionada é lilás. Meditação que acompanha os ásanas: “ Acalma-te e sabe: Eu sou Deus”.

Se a energia deste chakra estiver equilibrada é possível conectar-se com o estado de felicidade.

O 7º chakra fornece a conexão de energia necessária para transcender a dualidade mundana. Mas se bloqueada, falta inspiração e alegria na vida e o mundo limita-se a uma maneira puramente materialista e racional.

Leris Fernanda M. P. Bertolote

Professora de Yoga no Espaço Consciência em ´´Águas de Lindoia

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: