Estudo mostra que ter um cachorro pode te ajudar a viver mais

Estudo mostra que ter um cachorro pode te ajudar a viver mais

Estudo mostra que ter um cão pode te ajudar a viver mais

Nós já falamos sobre como ter um cachorro em casa pode nos ajudar de diversas formas e até mostramos uma lista de benefícios cientificamente comprovados que esses animais podem trazer para as nossas vidas.

Para comprovar ainda mais isso, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, chegou à conclusão de que ter um cãozinho pode aumentar a sua expectativa de vida, diminuindo, principalmente, a incidência de doenças cardiovasculares.

(Foto: Reprodução / ASIA.MARANGIO / SHUTTERSTOCK0

O estudo, que começou em 2001 e só teve seus resultados publicados em 2017, tinha como objetivo determinar se os donos de cães tinham um risco diferente de doença cardiovascular e morte do que pessoas que não criam cachorros.

Os pesquisadores utilizaram sete fontes diferentes de dados nacionais de mais de 3,4 milhões de suecos de 40 a 80 anos sem histórico de doença cardiovascular para estudar a associação entre ter um cão e a saúde cardiovascular. Também foram incluídos no estudo dois registros de posse de cães, que é obrigatório na Suécia. Todas essas pessoas foram acompanhadas durante 12 anos.

(Foto: Reprodução / Just One More Pet)

Os resultados mostraram que os benefícios de se ter um cão afetam ainda mais pessoas que moram sozinhas. De acordo com a pesquisa, durante todo o acompanhamento do estudo, pessoas que moram sozinhas e possuem um cachorro tiveram uma redução de 33% no risco de morte e de 11% no risco de doença cardiovascular do que as pessoas que moram sozinhas e sem a companhia de um cão.

“Uma descoberta muito interessante em nosso estudo foi que ter um do cão era especialmente importante como um fator protetor nas pessoas que viviam sozinhas, que é um grupo relatado anteriormente em maior risco de doença cardiovascular e morte do que aqueles que vivem em uma casa com muitas pessoas. Talvez um cachorro possa permanecer como um importante membro da família nas famílias individuais”, explicou Mwenya Mubanga, que é da Universidade de Uppsala, na Suécia, e uma das autoras do estudo.

(Foto: Reprodução / Pinterest)

Tove Fall, outro dos autores da pesquisa e também da Universidade de Uppsala, explicou que o estudo não consegue explicar como os cachorros trazem essa proteção para os seus donos, mas fez algumas ligações. “Sabemos que os donos de cães em geral têm um nível mais alto de atividade física, o que poderia ser uma explicação para os resultados observados. Outras explicações incluem um aumento do bem-estar e contatos sociais ou efeitos do microbioma bacterial do cachorro no dono”.

Fonte:http://portaldodog.com.br/cachorros/curiosidades/estudo-mostra-que-ter-um-cachorro-pode-te-ajudar-viver-mais/

Comentários no Facebook