Você está aqui
Início > Empreendedorismo > Dicas para Melhorar o Relacionamento com o Cliente

Dicas para Melhorar o Relacionamento com o Cliente

O sucesso de fidelizar um cliente e fazer a sua empresa crescer não depende unicamente do serviço ou produto oferecido. Como todos sabem, é necessário oferecer uma experiência de relação cliente – empresa satisfatória, ou você corre o risco de perder para o concorrente.

Tenha em mente que uma relação com o cliente tanto no pré quanto no pós venda é essencial para que ele fique com a impressão positiva da sua marca na mente, e continue consumindo seus produtos e te indicando para outros clientes em potencial.

Sabendo disso, vamos entender um pouco melhor como funciona o relacionamento com o cliente, que é dividido em duas etapas:

PRÉ VENDA: Esse ponto é crucial, pois é onde você não só identifica seu cliente, mas também esclarece dúvidas, traz segurança e fornece amparo, mostrando seu conhecimento sobre o negócio e o ramo de atuação;
PÓS VENDA: esquecido por muitos, o pós venda é tão importante quanto o pré. Não é porque a compra já foi efetuada que você deve deixar o cliente de lado, atender às críticas, sugestões e dúvidas são essenciais para tornar a experiência satisfatória.

RECEBENDO CRÍTICAS: tenha em mente que qualquer feedback deve ser bem aceito e é SEMPRE benéfico para a sua empresa! Mesmo que você receba um comentário negativo durante suas relações com o cliente, entenda isso como um ponto a ser melhorado e uma dica que você recebeu para poder atingir o sucesso da próxima vez. Reagir negativamente às críticas só trará prejuízos à sua marca.

DICAS DE ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

1- O POSICIONAMENTO DA SUA EMPRESA DEVE DEFINIR COMO SERÁ A SUA COMUNICAÇÃO

A sua equipe de atendimento ao cliente e todos os funcionários da sua empresa devem receber orientação de como se comunicar com o cliente, levando em conta o posicionamento da sua empresa. Se sua marca deseja passar segurança e seriedade a sua comunicação deve ser coerente com isso. Agora, se o seu negócio é “descolado” e deseja passar um ar descontraído e descomplicado, a comunicação deverá mudar para um tom mais informal.

2-CADA CLIENTE É ÚNICO

Oferecer um tratamento personalizado para cada cliente é essencial na hora da comunicação. Estratégias e eficiência são fundamentais para o sucesso da empresa, mas isso não significa que você não deva ser flexível e identificar a necessidade de casa pessoa no atendimento.

Atitudes como procurar saber com quem estamos falando, demonstrar empatia, preocupação e confiança podem ser decisivos na hora da fidelização do cliente. Personalizar o atendimento significa fazer com que o cliente se sinta especial de alguma forma, e crie uma boa impressão do seu negócio.

Não se esqueça também de, ao final de cada atendimento, dar a oportunidade de o cliente realizar o feedback da comunicação, deixando a opinião dele sobre a comunicação e te ajudando a melhorar os pontos negativos e conhecer cada vez mais as particularidades do seu público.

3- RAPIDEZ É UM DIFERENCIAL

Deixar o cliente sem resposta ou sem expectativa de retorno é um erro grave, que causa decepção em quem procura o seu atendimento. A resposta não precisa ser imediata, mas ao menos estabeleça uma comunicação clara e objetiva, por exemplo, deixando avisado em seus canais que o retorno pode demorar até 24h (ou o tempo que a sua empresa estabelecer).

4- USE A TECNOLOGIA

Estamos no século 21 e deixar a sua empresa fora dos canais de atendimento modernos é ficar ultrapassado. Manter o seu atendimento rápido e eficiente em locais como Facebook e WhatsApp podem ser benéficos para o seu negócio e decisivos na hora da compra, pois boa parte dos clientes procuram hoje em dia por agilidade e praticidade, ou seja, nem todo mundo tem paciência de ligar para o seu SAC ou comércio e esperar ser atendido.

CLIENTES SATISFEITOS SÃO A SUA MELHOR PUBLICIDADE

Você sabe que um cliente satisfeito irá falar bem da sua empresa, certo? Sabendo disso, é hora de colocar as dicas de comunicação em prática, e oferecer um bom atendimento antes e após a venda! Se precisar, invista em profissionais qualificados para cuidar do relacionamento da sua empresa e dos portais das mídias sociais, mas não fique para trás.

Continue acessando o nosso blog para receber mais conteúdo de empreendedorismo e negócios!

Fonte: Carolina Lo Ré • Design e Comunicação

 

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: