Você está aqui
Início > Entretenimento > Cinema > Cresce número de protagonistas femininas nos filmes de maior bilheteria de 2018

Cresce número de protagonistas femininas nos filmes de maior bilheteria de 2018

Um estudo mostra que a presença de protagonistas femininas nos filmes de maior bilheteria aumentou em 2018, atingindo um novo recorde. Se antes estavam em 24% das maiores produções de 2017, agora as personagens estão em 31% delas (via The Wrap).

O estudo analisou mais de 2500 personagens do Top 100 de filmes da bilheteria norte-americana em 2018. Entre eles estavam Um Pequeno FavorAs Viúvas e Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo.

Observando os dados considerando as etnias das personagens, nota-se um aumento de 5% de mulheres negras representadas nas telas, chegando no valor recorde de 21% em 2018. As latinas, por outro lado, passaram a ser menos representadas. Enquanto em 2017 estavam em 7% dos grandes filmes, agora estão em 4%. Já as personagens femininas asiáticas tiveram um aumento de 7% para 10%, muito em razão da comédia romântica Podres de Ricos.

No entanto, a pesquisa ainda aponta para um cenário dominado por homens. Eles foram protagonistas de 52% dos maiores filmes.

“Enquanto o número protagonistas femininas se recuperou do último ano, ultrapassando por pouco o resultado de 2016, a porcentagem de mulheres com personagens com falas e com grande espaço permaneceu relativamente estagnado”, analisou Martha Lauzen, a diretora executiva do Centro de Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema, responsável pela pesquisa.

Vale notar que o estudo encara como protagonistas aqueles personagens cujas perspectivas são retratadas na história.

A pesquisa também observou que protagonistas femininas são mais comuns em filmes independentes (68%) e em comédias (32%), dramas (29%) e filmes de terror (19%). Já os homens estrelam mais dramas (31%), filmes de ação (21%) e ficções científicas (15%).

Fonte: Omelete

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: