Confira dicas de como escolher as frutas na hora de comprar

Confira dicas de como escolher as frutas na hora de comprar

Confira dicas de como escolher as frutas na hora de comprar,  evita o disperdício

Saber escolher as frutas na hora de fazer feira ou compras no supermercado evita o disperdício

Quem nunca chegou em casa com as compras da semana recém feitas, foi comer uma fruta antes de guardar tudo e ela estava muito azeda ou muito verde ainda? Além de ser decepcionante, a escolha errada das frutas na hora da compra pode ocasionar no desperdício, já que a pessoa não vai continuar comendo algo que não está bom para o consumo.

Assim, é muito importante que as frutas sejam selecionadas com muita atenção e cuidado. Existem algumas regras para seguir e tentar evitar ao máximo esse tipo de problema. Confira!

É muito difícil fazer a escolha correta no meio de tantas frutas
shutterstock

É muito difícil fazer a escolha correta no meio de tantas frutas

Dicas

– Dê preferência para as frutas da estação, além de mais baratas (pela abundância no mercado), elas  serão encontradas com maior facilidade e estarão frescas, possuindo uma concentração de nutrientes mais alta .

– É preciso calcular quanto tempo a fruta levará para ser consumida. Se a compra for para a semana inteira, por exemplo, metade da quantidade deve estar madura, a outra nem tanto. Ter essa preocupação evita que o alimento estrague e vá parar no lixo.

– O ideal é comprar esses alimentos na feira, logo quando ela começa, quando as opções são maiores. Nos supermercados procure saber qual dia o estoque é reposto e se organize para fazer as compras nessa data.

Escolhendo as frutas

Banana: evite comprar nos três primeiros meses do ano (janeiro, fevereiro e março), sua temporada começa apenas em abril e se estende até dezembro. Se forem consumidas dentro de um período de 4 dias, dê preferência para as que já estão com o cabo que prende no cacho amarelo. Se for demorar mais do que isso, procure o cabo ainda verde. As manchas pretas são normais, elas só não podem prevalecer.

A cor do caule da banana pode indicar se ela está madura ou não
shutterstock

A cor do caule da banana pode indicar se ela está madura ou não

Maçã: o período bom para comprar maçã vai de fevereiro a julho. Dentro desses meses escolha as que tiverem bem firmes, para descobrir isso basta apertá-las com os dedos. Nunca deixe se enganar pela cor, ela não diz muita coisa. Massa firme, casca sem fissuras e fruta pesada (bastante água, o que traz mais suculência) são o cenário ideal.

Laranja: para os amantes dessa fruta, a notícia é boa – ela está disponível em abundância praticamente o ano inteiro, tendo um desfalque apenas em abril e maio. Escolha as que possuírem casca mais fina e estiverem relativamente macias. Isso significa mais sulco.

Pera: você tem apenas quatro meses por ano para realmente aproveitar essa fruta, por isso aproveite fevereiro, março, abril e maio. A primeira coisa a se observar é a cor, quanto mais amarelada, melhor para o consumo. O cenário perfeito é a casca totalmente amarelada e com manchinhas marrons. No caso de ter alguma fissura, descarte, a fruta pode estar podre.

Abacate: fevereiro, março e abril são os meses ideias para o consumo. Prefira os que possuírem a casca mais fina e brilhante. Ele deve estar macio, mas não muito mole. Sacuda a fruta e sinta se o caroço está solto, se tiver ela está pronta para o consumo. Quanto mais pesado o abacate melhor.

Limão: compre no período entre janeiro e maio. Dê atenção para a casca, ela deve ser macia (ceder ao aperto dos dedos) e brilhante. Os mais pesados possuem mais água e podem ter um resultado melhor na hora de fazer um suco, por exemplo.

Abacaxi: disponível em boa qualidade apenas entre outubro e janeiro é muito difícil encontrar um abacaxi realmente docinho. O cheiro docinho é um bom indicativo para saber se ele está maduro ou não, se o odor for de fermentado (vinagre) ele passou do ponto. Folhas verdes são a melhor característica para a escolha, nunca pegue um exemplar que esteja com elas amareladas.

Quanto mais vivas as cores do abacaxi melhor
shutterstock

Quanto mais vivas as cores do abacaxi melhor

Ameixa: só é bom comprar essa fruta uma vez por ano, no mês de dezembro. Uma ameixa de qualidade boa terá sempre a cor forte. Aperte levemente com os dedos e evite as que estiverem muito macias ou muito duras, a palavra de ordem aqui é meio termo.

Mamão: janeiro, fevereiro e março são os meses para consumir mamão. Para saber se ele está maduro pressione com os dedos, ele precisa estar mole, mas não pode perder a estrutura. A casca deve ter um degrade de cores que vão desde verde, até amarela e vermelha.

Goiaba: compre no período entre fevereiro e março. Escolha pelas cascas de cores únicas, jamais pegue as que têm pontinhos pretos, isso pode indicar a presença de bichinhos. Ela deve estar firme.

Manga: os meses de janeiro, fevereiro e março são os melhores para o consumo. O tipo mais indicado dessa fruta é o palmer, já que não possui fiapos e é mais fácil de estar docinha quando madura. Na hora de escolher cheire a parte próxima ao caule, se a manga estiver madura você sentirá um odor doce e frutuoso. Não dê muita atenção para a coloração, ela pode acabar te confundindo devido a grande variedade de cores existentes. Evite fissuras e manchas.

Maracujá: novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses de abundância. Uma característica forte do maracujá é que sua casca vai enrugando de acordo com o seu amadurecimento. Prefira sempre aqueles que não possuem rachaduras ou fissuras. Nunca se esqueça de verificar o peso jogando a fruta para cima, se for muito leve nem vale a pena comprar.

Melancia: dê preferência para a melancia entre os meses de outubro e fevereiro. O que deve ser observado na hora da escolha são a cor da casca e o formato. Se houver uma mancha branca não compre, se houver uma mancha amarelada quase marrom, pode levar para casa. Quanto mais oval, mais aguada está a fruta e quanto mais redonda, mais doce. A haste seca também é um ótimo indicativo.

O formato da melancia indica se a fruta está mais aguada ou mais doce
shutterstock

O formato da melancia indica se a fruta está mais aguada ou mais doce

Uva: o período bom vai de janeiro a julho. Procure sempre as que estão mais redondas e firmes. O caule estando flexível é o ideal. Cores vibrantes e uniformes também indicam maciez e doçura.

Morango: o melhor mês para consumo é agosto. Preste sempre atenção no cheiro, a chance dos mais perfumados estarem no ponto certo de consumo são grandes. Não se deixe levar pelo tamanho, os pequenos e médios costumam ser mais docinhos. A folhinha em cima deve estar verde.

Mesmo que essas dicas de como escolher frutas não funcionem sempre, tente dar algum uso para aquela que não vier perfeita. Fazer um suco ou um doce é melhor do que jogar no lixo e desperdiçar.

Fonte: http://receitanamesa.ig.com.br/noticias-gastronomia/2017-04-03/escolher-frutas.html

Comentários no Facebook