Você está aqui
Início > Saúde e bem-estar > Câncer do colo do útero: o que realmente sabem as jovens?

Câncer do colo do útero: o que realmente sabem as jovens?

19

Uma das principais causas de morte em todo o mundo por neoplasia, em mulheres, é o câncer do colo do útero (CCU), também chamado de câncer cervical. Uma pesquisa realizada em Portugal e publicada na revista da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar comparando as informações a nível internacional chamou atenção por demonstrar a desinformação das mulheres em idade fértil relativamente ao tema.
Na pesquisa, pode-se observar que o CCU ainda é uma doença que gera muitas dúvidas em jovens em todo o mundo. A primeira fase da pesquisa tratava-se da fonte de informação para  mulheres sobre o CCU que indicou que os meios de comunicação são a principal fonte, seguida de profissionais de saúde.

20
De acordo com dados apenas 1,3% de mulheres em idade reprodutiva sabem que o método de detecção da doença é a citologia do colo do útero, também conhecido como Papa Nicolau e 87% das mulheres acreditam erroneamente que o CCU tem como principal fator de risco a falta de higiene pessoal e não, como seria correto, o HPV (Vírus do papiloma humano). Outros fatores de risco como: início precoce de atividade sexual, grande número de parceiros, uso de preservativo, outras infecções sexualmente transmissíveis, outras doenças que causam diminuição da imunidade, tabagismo e uso prolongado de anticonceptivos foram pouquíssimo lembrados pelos entrevistados.
Outro mito que foi revelado é a da vacina para o HPV ser totalmente segura dando as mulheres uma falsa sensação de segurança e fazendo com que muitas mulheres dispensem o preservativo.
O estudo apresentado mostrou claramente que a população mundial ainda sabe pouco sobre esta doença e os profissionais de saúde têm um grande desafio pela frente para que as informações corretas possam ser disseminadas.

Por Dra. Danielle Amaral Brunialti

Deixe uma resposta

Top
%d blogueiros gostam disto: