ART: Design de Interiores + Arquitetura + Instalação Artística

ART: Design de Interiores + Arquitetura + Instalação Artística

ART: Design de Interiores + Arquitetura + Instalação ArtísticaA arquitetura, tanto como profissão como no ambiente construído, encontra-se atualmente em uma encruzilhada na tentativa de se adaptar a um mundo em constante fluxo em que se buscam significados.
É nesse ponto que o artista CA CAU apresenta a solução através de seu projeto ART que nasce do ideal de romper os muros das cidades, dos museus e das galerias e levar a arte para o dia a dia das pessoas transpondo padrões e propondo ´atitudes e diálogos transversais com a sociedade´.

O ART ocupa um papel que vai além de um projeto de arquitetura sendo o despertar de uma experiência sensorial, provocando a humanização e novas perspectivas que auxiliam a ultrapassar fronteiras e superar limitações – de espaço e, principalmente, conceituais.
As cidades e seus habitantes enfrentam diariamente mudanças socioeconômicas, políticas e ambientais contínuas, levando a uma necessidade de repensar a evolução do urbanismo e o espaço que se quer estar sendo necessária uma cuidadosa consideração sobre quais aspectos da vida urbana precisam ser priorizados no projeto das cidades do futuro.

Para uma sociedade cada vez mais global, existe a necessidade da arquitetura de superar o projeto de edifícios e enfrentar o desafio maior – a inovação e a quebra de paradigmas saindo do mesmo e construindo espaços que dialoguem de maneira que o ambiente gere ressignificação e identificação na população.
Em 2050, 75% da humanidade viverá nas cidades e essa realidade gera questionamentos e necessidade de mudança sendo que o profissional dessa área viverá dentro de um papel social muito mais significativo pois, de acordo com essa humanidade cosmopolita, a necessidade de espaços adequados e direcionados será de grande importância e diferencial.

Atualmente muitos dos espaços são pensados apenas com os olhos da funcionalidade sendo que, cada vez mais, as pessoas sentem necessidade de pertencer ao ambiente e isso é importante tanto para instituições quanto para indivíduos. Se faz cada vez mais necessário o entendimento e compreensão dos hábitos, costumes, valores, importâncias, rotina para que uma obra arquitetônica se torne mais que um espaço, mas sim uma extensão de quem convive ali – sendo este um dos valores do projeto ART.

Com o objetivo de ser, estar, sentir e observar o complexo processo de interpretação da realidade e como percebemos a nós mesmos e o mundo, as instalações artísticas do projeto geram uma relação com a construção dos pensamentos e sentimentos em seus múltiplos aspectos, tantos conscientes, como inconscientes, levando em conta uma experiência multifocal que se revela nas obras do artista.

Sua criação requer do artista domínio do processo de produção em seus meios e fins. Requer repertório cultural abrangente, por lidar com anseios da sociedade, e materialização dos seus objetivos. O espaço físico há de ter estabilidade, funções determinadas e propiciar bem-estar ao homem exigindo pesquisa, observação, entendimento e respeito pela vivência do espaço.

O projeto de cada espaço é único e exclusivo pois é pensado e criado especialmente para aquele local e para as pessoas que nele convivem gerando frutos e novas experiências pessoais e interpessoais. As instalações do artista sempre contam com a poesia como fio condutor para valorizar a inovação e a criatividade.
Arte e arquitetura nunca estiveram tão próximas como atualmente e, bem trabalhadas, podem andar lado a lado na construção de paredes e de conceitos.

A passagem da arte para a arquitetura é vista de maneira mais positiva, sobretudo pela transição da ideia de objeto para a ideia de espaço.
O objetivo da arte é a expressão e é exatamente por isso que a arquitetura é considerada arte – porque não deixa de ser um modo de se expressar.
A arte afeta os sentidos e estimula a conexão com o mundo em que vivemos; incentiva a difusão de novas ideias e aplicação da tecnologia, encorajando um meio ambiente inovado e inovador.

Sendo a mais conhecida forma de expressão, nos dá a capacidade de conhecer o novo, mas também o que o antecedeu, para acompanharmos a evolução ou regressão das técnicas usadas ao longo do tempo e perceber o quanto uma obra tem valor, não precisamente financeiro, mas o seu contexto, a sua imagem e as ideias pioneiras dos grandes artistas e essa é a ideia do projeto – tornar os espaços questionadores saindo do estático e indo além do simples deleite.
Veja também:
Como decorar a casa com obras de arte
Obras de Oscar Niemeyer na cidade de São Paulo
Mansões Das Kardashian: Conheça A Coleção De Casas De Luxo
 
O grande objetivo da arte na arquitetura é gerar questões, é exigir do ser certa participação e não uma postura passiva diante do espaço, é exigir uma interpretação, uma relação dialética, é gerar densidade ao projeto.

Os três elementos, estética, arte e arquitetura, formam uma espécie de tripé que se resume em uma experiência que poderá ser bem sucedida se seus conceitos e características forem respeitados e a distância, espessura e qualidade de cada parte desse tripé se contemplem.
*O projeto ART vem criar condições inovadoras para resolver impasses e fazer com que as pessoas se relacionem em harmonia em seu ambiente de convívio. Para saber mais sobre o projeto, entre em contato com o Atelier Travessia.
The post ART: Design de Interiores + Arquitetura + Instalação Artística appeared first on Viva Decora.{authorlink Viva Decora}

Powered by WPeMatico

Comentários no Facebook